Corrida promovida pela Polícia Civil do Amazonas reúne mais de 1,5 mil competidores

Manaus – A primeira edição da Corrida Senador José Bernardo Cabral, realizada na manhã deste domingo (9) pela Polícia Civil do Amazonas, contou com a presença de aproximadamente 1,5 mil participantes.

Nem a forte chuva que atingiu a cidade nas primeiras horas do dia intimidou os competidores, que permaneceram animados na Fundação Vila Olímpica de Manaus, alguns desde às 6h, horário em que começaram a chegar para a retirada dos chips magnéticos.

Dentre os inscritos, muitos servidores da própria instituição, da Polícia Militar, atletas, grupos organizados de corrida, cadeirantes e deficientes visuais. Todos unidos em prol do esporte e da solidariedade.

A Secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campelo, esteve presente no evento e falou da importância de iniciativas como essa. “O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Polícia Civil, realizou esse evento tornando a instituição muito mais próxima da população. Eu, que sou escrivã da Polícia Civil, fico muito orgulhosa de ver a instituição realizando um evento desse patamar, com um sucesso tão grande de público e com uma preocupação social em evidência”, afirmou a secretária.

Um dos principais objetivos da Corrida foi a arrecadação dos alimentos que serão doados para oito instituições assistenciais da cidade, voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, fez questão de frisar a importância das doações.

“Isso mostra que a Polícia Civil tem a preocupação com o bem estar da comunidade, que prioriza a saúde, o esporte e acima de tudo mostra a preocupação com o social. Para retirarem os kits da corrida, os participantes tiveram que levar um quilo de alimento não perecível, que serão doados à instituições da caridade”, declarou Josué Rocha, visivelmente emocionado.

Os participantes que conquistaram as primeiras colocações, nas categorias específicas, fizeram o percurso oficial de 5 km em um tempo médio de 15 minutos. Muitos superaram marcas já registradas em outras corridas.

Dionísio Cosme Cardoso, 1º lugar na categoria Elite Masculino, concluiu o percurso em 14 minutos e 22 segundos. Ao receber a premiação, falou da importância do evento na vida dele. “A polícia Civil está de parabéns pela organização da corrida e nós, que participamos, só temos a agradecer pelo incentivo dado ao esporte no Amazonas”, comentou o campeão.

A vencedora na categoria Elite Feminina, Ciranilde Santos da Silva, concluiu a prova em 17 minutos e 46 segundos. “Foi muito gratificante participar e ocupar o primeiro lugar no pódio. Esta foi a primeira vez que a Polícia Civil organizou um evento assim e está de parabéns”, afirmou a atleta.

Na categoria destinada aos cadeirantes, tivemos um campeão que já participou de duas São Silvestre, dentre outras corridas importantes no País. Francisco de Barros Pimenta concluiu a prova em 16 minutos e 56 segundos. “Nós ficamos muito felizes pela valorização e reconhecimento da nossa categoria. Eventos como este é sempre um privilegio participar”, declarou o para-atleta.

Já na categoria para deficientes visuais, tivemos um exemplo de superação. O grande campeão foi Edinésio Santos de Assunção, que fez a prova toda em 19 minutos e 9 segundos. “Fico muito feliz por participar dessa corrida promovida pela Polícia Civil. É a primeira vez que chego em primeiro lugar e isso é resultado de muito treino” declarou, emocionado.

Os participantes foram favorecidos pelo clima. Durante o percurso, água e energéticos foram distribuídos aos corredores, que na chegada foram recepcionados pelos organizadores com frutas e muitos aplausos dos torcedores.

O Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Mário Aufiero, destacou a participação dos servidores na corrida. “Além de estreitar o relacionamento com a sociedade, estimula a prática de atividade física dentro e fora da instituição. Tivemos mais de 800 servidores inscritos e isso para nós é motivo de orgulho”, argumentou Aufiero.

Todos os corredores receberam medalhas ao término da prova. Os primeiros lugares, além das medalhas, foram premiados com dinheiro, totalizando R$5 mil que foram entregues pelos delegados e secretários que participaram do evento.

A Polícia Civil do Amazonas parabeniza todos os participantes da 1ª Corrida Senador José Bernardo Cabral que doaram os alimentos que irão beneficiar mais de 200 crianças. Os donativos serão entregues nessa segunda-feira (10) pela primeira-dama do Estado da Amazonas, Nejmi Aziz, às oito instituições assistenciais escolhidas pelos organizadores do evento.

São elas: Associação de Apoio à Criança com HIV, Centro Social Nossa Senhora das Graças, Casa Mamãe Margarida, Aldeias Infantis SOS Brasil, e Abrigos Janell Doyle, Moacir Alves, Monte Salém e O Coração do Pai.
Segundo a Delegada Titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Linda Gláucia Moraes, pede a todos que possam colaborar, que continuem contribuindo com alimentos e materiais de limpeza, pois as instituições que serão beneficiadas estão precisando da ajuda da sociedade para continuar mantendo o trabalho social.

(Ascom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.