Balanço apresentado neste domingo (5), pelo Ministério da Saúde, revelou que o Brasil tem 486 mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) e 11.130 casos confirmados da doença. A taxa de letalidade é de 4,4%.
Em relação ao boletim epidemiológico informado no dia anterior, o número de casos é 8,3% maior, 852, crescimento abaixo do que vinha sendo divulgado, na faixa entre 1000 e 1300 novas pessoas infectadas. Houve 54 novas mortes, elevando a taxa de letalidade para 4,4%.
A região Sudeste continua sendo a que concentra o maior número de casos e também o maior número de mortes, mas perde percentual, indo a 60%. Já a região Norte registra o menor número de casos e de mortes.
Curva crescente de casos acumulados e de óbitos:
Dia 05/04
Brasil registrou 431 mortes por Covid-19 e 10.278 casos. A taxa de letalidade em território nacional também registrou crescimento. Subiu para 4,2%.
Há preocupação do Ministério da Saúde com relação ao aumento do número de casos em alguns estados, em que a epidemia pode estar na transição para fase de aceleração descontrolada.
Muitas cidades não estão devidamente estruturadas e não possuem um número de hospitais suficientes para atender os pacientes nessa fase mais aguda da epidemia.
Um dos estados que preocupa é o Amazonas. A média do Brasil para casos de Covid-19 por 100 mil habitantes é de 4,3. O Amazonas ultrapassa esse número apresentando 6,2 casos para cada 100 mil habitantes.
Também há um agravante no estado do Amazonas relacionado ao número de leitos em UTI, pois registra, para cada 10 mil habitantes, 0,64 leitos, o que demonstra a situação crítica da saúde no estado.
O Ministério da Saúde reafirma a importância do isolamento social, ação vital para não sobrecarregar o sistema de saúde no país.
Leia mais:
Ministério prevê que hospitais do Amazonas entrem em colapso nos próximos dias