Coritiba 3 x 2 Bahia – Alex se despede e Tricolor Baiano vai disputar a Série B em 2015

07-12alexokCuritiba, PR – Bahia jogou muito bem, mas perdeu para o Coritiba, preocupado em se despedir de Alex, mas caiu para a Série B.

No jogo de despedida do meia Alex, aos 37 anos, o Coritiba venceu o Bahia, por 3 a 2, numa emocionada virada, neste domingo à tarde, no Estádio Couto Pereira, pela 38.ª rodada, a última do Campeonato Brasileiro. Com o Coxa já livre do rebaixamento, todas as atenções ficaram voltadas para as homenagens a Alex. O time terminou a temporada com 45 pontos, em 14.º lugar. O Bahia terminou com 38 pontos, em 18.º lugar, rebaixado para a Série B, em 2015. O gol da vitória do Coxa foi marcado por Keirrison, aos 49 minutos do segundo tempo. Ele tinha substituído Alex aos 42 minutos.

Alex marcou 422 gols em 1036 jogos, por vários clubes por onde passou como Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro. Ele é o oitavo maior artilheiro do Coxa, com 34 gols, mas passou entre 2004 até 2012 no Fernebahçe, da Turquia, onde marcou 185 gols. Atuou também no Parma, da Itália. Foram 19 anos como profissional.

Antes do jogo, mesmo antes dos dois times entrarem em campo, Alex recebeu um cartão de prata da diretoria e foi muito aplaudido pela torcida. Cada camisa do Coxa tinha uma inscrição nas costas, como: Alex obrigado; Alex menino de ouro; Alex exemplo…

BAHIA COMEÇA BEM

À parte da festa local, com a despedida de um dos maiores ídolos de sua história, o Tricolor Baiano começou o jogo determinado. Dominou o setor de meio-campo e passou a trocar bola com facilidade na frente da defesa. Desta forma marcou seus dois gols.

O primeiro saiu aos 13 minutos, quando William Barbio pegou a bola do lado direito e lançou Galhardo já dentro da área. Ele foi até a linha de fundo e cruzou superando a tentativa de Vanderlei cortar a bola. Ela ficou livre para Henrique completar para as redes.

O visitante continuou melhor e ampliou aos 26 minutos. Tudo começou um pouco antes quando Bruno Paulista soltou uma bomba de fora da área e Vanderlei rebateu. A bola ficou de novo com os baianos. Na frente da área, Henrique tabelou com o garoto Rômulo que, sozinho, bateu cruzado e tirou Vanderlei da jogada: 2 a 0.

REAÇÃO DO COXA

Coube ao homenageado da tarde iniciar a recuperação do Coritiba. Aos 28 minutos, Alex pegou a bola na quina da área pelo lado direito, tirou um defensor da jogada e bateu colocado. Marcelo Lomba fez grande defesa e mandou para escanteio.

Aos 33 minutos, de tanto forçar, o Coxa diminuiu. Após cobrança de falta para o lado, Dudu fez o levantamento pelo alto na pequena área. Joel não alcançou, mas atrás dele subiu de cabeça Zé Love. A testada foi para baixo, no canto esquerdo de Marcelo Lomba.

Depois disso, o jogo ficou equilibrado. Houve uma discussão entre o técnico Marquinhos Santos, do Coxa, que reclamou de Charles Fabian, do Bahia, que os tricolores estavam muito exaltados e “batendo demais”.

TRICOLOR NA PRESSÃO

Com a intenção de confirmar a vitória, o Bahia voltou na base da pressão. O técnico baiano tirou Bruno Paulista, marcador, e colocou Feijão, um meia mais ofensivo. Apesar da disposição baiana, o Coritiba tentava se armar para buscar o empate. A melhor chance para ampliar aconteceu aos 15 minutos, quando Barbio foi lançado em velocidade e na saída de Vanderlei tocou rasteiro. A bola tirou tinta da trave esquerda.

O Coritiba ainda tentou reagir, mas parecia sem muita vontade. Nos últimos minutos ainda buscou o empate. Alex, o personagem do dia, teve uma atuação apenas discreta, mostrando que estava mesmo cansado de tanto futebol. Ele ainda teve uma falta perto da área, aos 33 minutos, mas a bola bateu na trave. Irritado consigo mesmo acabou levando o cartão amarelo ao discutir com Lucas Fonseca.

A VIRADA

Aos 39 minutos, Dudu empatou para o Coxa. Pegou a bola no lado esquerdo da área e bateu de virada, de perna esquerda. A bola desviou num zagueiro e atrapalhou a defesa do goleiro Marelo Lomba. Aos 42 minutos, Alex foi substituído por Keirisson. Saiu debaixo de fogos, aplausos e chorando muito. Foi recebido na beira do campo por sua família.

E coube a Keirrison marcou o gol da virada aos 49 minutos. Lançado em velocidade, entrou na grande área e chutou no canto esquerdo de Lomba. E festejou ao lado de Alex e de todos os jogadores.

Fonte: Agência Futebol Interior

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.