Show de Anitta é a principal aposta para o recorde de público da maior festa do planeta. Tradicional queima de fogos no mar terá duração estimada em 17 minutos.
Rio – Uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana está pronta para uma das maiores festas do planeta neste domingo (31). A grandiosidade do evento se reflete na expectativa de público estimado pela prefeitura para a edição deste ano. São esperadas cerca de 3 milhões de pessoas na orla.
Números de Copacabana
Se a projeção de público se concretizar, significa que haverá na orla da praia o equivalente a pouco menos da metade da população de toda a capital fluminense, que é de 6,3 milhões conforme o último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Corresponde também a receber simultaneamente mais que todos os habitantes de Belo Horizonte (2,7 milhões, segundo o Censo) naquela faixa do litoral, ou ainda, quase toda a população do Uruguai, estimada pelo governo local em 3,5 milhões de pessoas.
Em média, nos últimos anos o público do réveillon de Copacabana foi de cerca de 2 milhões de pessoas. A projeção recorde para este ano se deve, sobretudo, ao principal show da noite: o da cantora Anitta, que deverá entrar no palco tão logo termine a queima de fogos, programada para durar 17 minutos.
Além de Anitta, outras 11 atrações irão animar a festa na areia desde o fim de tarde (veja abaixo a programação completa). A abertura do evento está prevista para as 17h30, com o DJ Tucho.
‘Abraçaço’
O tema da festa de Copacabana será o “abraço”. Nesta segunda, um grupo fazia um aquecimento para o réveillon. Na saída do metrô da estação Cardeal Arcoverde, eles ofereciam abraços grátis.
“A ideia surgiu de um grupo de amigos que não queria passar o Natal sozinho. A princípio foi isso, e sabe que tem muitas pessoas aí também passando o natal sozinho, e um abraço faz muita diferença”, disse o enfermeiro Luciano Silva Vieira.
Outras festas
Além de Copacabana, o Rio terá outros nove pontos de festa pública para celebrar a chegada de 2018. (Veja abaixo todas as atrações).
Com toda esta intensa programação, a prefeitura estima atrair 2,7 milhões de turistas de outras cidades brasileiras e também do exterior. A expectativa é que o turismo movimente, somente no réveillon, cerca de R$ 2 bilhões.
Barra da TijucaQueima de fogos nos hotéis: Hilton Barra, Ramada Recreio, Atlântico Sul, Grand Mercure, Windsor Barra, Les Relais Marambaia, Windsor Marapendi, Grand Nobile, Grand Hyatt.
Segurança
O esquema de segurança programado para o réveillon deste ano contará, em Copacabana, com cerca de 1,9 mil policiais militares e 64 viaturas fazendo o patrulhamento da região. Além disso, 30 torres de observação estarão posicionadas na orla de Copacabana, sendo 15 na areia e 15 no calçadão. O policiamento também será realizado a pé, com motos, com cães e a cavalo.
O Grupamento Aeromóvel (GAM), equipado com câmeras, vai monitorar os principais pontos da cidade. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que ficará posicionado na altura da Rua República do Peru com Avenida Atlântica. A Unidade de Controle de Distúrbios (UCD) também ficará junto ao CICCM.
O Batalhão de Policiamento em Áreas Turistístcas (BPTur) vai estar com um posto no CICCM com policiais bilíngues. E vai reforçar o patrulhamento não só em Copacabana, mas em outros pontos turísticos da cidade, com a Praça Mauá, na Zona Portuária, onde estão desembarcando os turistas vindo em cruzeiros.
A Polícia Civil informou que irá reforçar as delegacias no réveillon com 260 policiais civis, entre agentes, peritos e delegados. Além disso, fará um esquema especial na Zona Sul do Rio. O atendimento em todas as delegacias será das 10 horas do dia 31 de dezembro até as 22 horas do dia 1º de janeiro de 2018.
Os registros de flagrantes durante o período de Réveillon em Copacabana ficarão centralizados na 9ª DP (Catete), 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 14ª DP (Leblon), e na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), que irão contar exclusivamente com peritos químicos e de local. De acordo com a Polícia Civil, todas as unidades vão funcionar 24 horas com a presença da autoridade policial.
Esquema de trânsito e transporte
A partir de 7h do dia 31, serão implantadas as áreas de lazer na Avenida Atlântica, Aterro do Flamengo, Leblon e Ipanema – com bloqueios nas pistas próximas ao mar. Às 15h, a pista junto às edificações da Avenida Atlântica, em Copacabana, também será fechada.
No restante do bairro, a partir de 19h, serão instalados 30 pontos de bloqueio para carros de passeio – exceto ônibus e táxi. Às 22h, todo o bairro é interditado.
Neste mesmo horário, a enseada de Botafogo será totalmente fechada, inclusive para ônibus e táxi, assim como na Avenida Vieira Souto, em Ipanema.
Serão 52 vias com proibição de estacionamento, o que representa cerca de 4 mil vagas a menos na região e, em função disso, a CET-Rio pede que o público utilize o transporte público, preferencialmente o metrô.
Entre 19h e 0h, somente passageiros com o cartão especial podem embarcar no metrô. Neste horário, a Linha 2 funciona direto até a Barra da Tijuca, sem a necessidade da baldeação.
A operação especial de volta para casa funciona de 0h às 7h. Neste horário as bilheterias estarão fechadas, ou seja, o cartão deve ser comprado com antecedência. O bilhete de ida e volta custa R$ 8,60.
Amazoianarede-Sistema Globo