Osny Araújo*
A população brasileira deve se preparar para receber um turbilhão de manifestações, na maioria arquitetadas por políticos de oposição que infiltrados em movimentos sociais, fomentam essas manifestações em busca de votos e com isso a possibilidade de obter sucesso nas urnas.
O momento é apropriado a esses movimentos, mesmo não existindo justificativas para tais atos, movimentos, sempre com envolvimento de vândalos e mascarados, aqueles que torcem pelo time de quanto “pior melhor”.
Primeiro vamos falar da Copa que começa no mês que vem. Comenta-se Brasil e afora que alguns grupos radicais estariam arquitetando manifestações pra eclodirem em plena Copa e com isso macular a grande festa esportiva e pior que isso, mostrar ao mundo uma imagem negativa do Brasil.
Com relação a Copa essa turma questiona os elevados gastos com os preparativos da Copa, como a construção das Arenas e cobram melhorias para a saúde, educação segurança, etc. Até aí, tudo bem, tem muita coisa que precisa ser melhorada no país, agora culpar a Copa por isso é um absurdo.
O Brasil sediou uma Copa do Mundo em 1950 e de lá para cá, nada mudou. A saúde, segurança, educação, saneamento, transportes público e outros, mas isso vem ocorrendo a muito tempo, por isso não devemos e nem podemos colocar tudo isso em cima dos gastos com a Copa.
A verdade que Copa do Mundo é um grandioso evento internacional, que todos os países gostariam de realizar e o Brasil não é diferente e tem estados tristes porque não terão jogos da Copa o que não é o caso do Amazonas.
É bom que se diga que de nada adiantarão movimentos e vandalismo, que a Copa vai acontecer e com segurança, A Copa no Brasil é uma realidade, quer queiram ou não os radicais.
A invés das manifestações, mostrando mundo um país negativo, devemos aproveitar o evento para mostramos e as belezas do Brasil e do nosso Estado. Devemos receber os turistas com cordialidade, simpatia e educação, pra vendermos uma boa imagem do Brasil e dos brasileiros ao mundo e com isso, movimentarmos cada vez mais o nosso turismo. Esse é o caminho certo que devemos seguir e não manifestações e vandalismo, considerando que em junho os olhares do mundo estarão voltados para o Brasil e o nosso Amazonas.
Não estou aqui dizendo que sou contra as manifestações justas, pertinentes. O que se questiona é o momento e a Copa não é momento para fazermos manifestações, algazarras e vandalismo para o mundo ver.
Esta chegando um bom momento para nos manifestarmos e dessa forma tentarmos e ajudar a solucionar os nossos problemas que são domésticos. O momento são as eleições, vamos votar com sabedoria e inteligência, negando votos os políticos vitalícios e corruptos e elejamos pessoas que tenham compromissos com a sociedade e dessa forma vamos ajudar a escrever uma nova história para o Brasil e não promovendo vandalismo Durante um evento internacional, mostrando para o mundo um país desorganizado e violento. Não é isso que queremos.
Devemos aproveitar esse momento ímpar que é a Copa, para mostramos ao mundo um povo ordeiro, feliz e sonhador com dias melhores. Mostrar as nossas belezas, a nossa culinária, o nosso artesanato, a nossa cultura, nossa fidalguia e a maneira carinhosa e educada de receber quem nos visita.
Vamos torcer para que tenhamos uma Copa festiva, ordeira e que a nossa seleção vença mais uma vez. Feliz Copa e a todos.
Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: [email protected]–[email protected]