Copa do Brasil: quartas começam com duelos alvinegros

01-10copaRio – Pressionado, Corinthians recebe o Atlético-MG no Itaquerão. No Rio, Botafogo e Santos jogam para salvar a temporada – e terão suas principais estrelas.

Começa na noite desta quarta-feira a fase de quartas de final da Copa do Brasil. Seis grandes clubes do país e mais duas surpreendentes equipes do Rio Grande do Norte seguem na disputa pelo título nacional que dá ao campeão uma vaga direta na Libertadores do ano que vem. Em má fase no Brasileirão e pressionado pela torcida, o Corinthians recebe o Atlético-MG, às 22 horas (de Brasília), no Itaquerão.

Em outro duelo de grandes alvinegros, o Botafogo enfrenta o Santos, no Maracanã, às 19h30. No mesmo horário, o Cruzeiro colocará seu amplo favoritismo à prova diante do ABC, assim como o atual campeão Flamengo, que encara o América de Natal, às 22 horas, na Arena das Dunas. Corinthians, Atlético-MG, Botafogo, Santos e Cruzeiro têm um motivo a mais para tentar encaminhar suas classificações nesta noite: no jogo de volta, estas equipes não poderão contar com seus melhores jogadores, convocados por Dunga para a seleção brasileira que disputa amistosos contra a Argentina e Japão, na Ásia (além dos estrangeiros que também servem suas seleções na data Fifa).

Em São Paulo, o Corinthians terá uma nova chance de tentar convencer sua torcida. Depois de o time despencar da segunda para a sétima colocação no Brasileirão, cerca de trinta torcedores ligados à organizada Camisa 12 protestaram na porta do CT do Parque Ecológico no treino de terça-feira. Com faixas, bandeiras e gritos de guerra, eles ameaçaram os jogadores. “Ou joga por amor ou joga por terror” e “Ganhar a Copa do Brasil é obrigação” foram alguns dos gritos ouvidos pelo elenco. Para o contestado técnico Mano Menezes, manifestações deste tipo não ajudam a melhorar o rendimento da equipe. “O ambiente está bom e os jogadores, confiantes. Qualquer coisa fora disso faz parte do futebol. A gente vê e ouve, mas não deixa influenciar”. Ele não quis revelar a escalação, mas deve escalar Ralf, que cumpriu suspensão no último jogo do Brasileirão, no lugar de Bruno Henrique. Há ainda a possibilidade de o meia Jadson entrar no lugar de Petros.

Enquanto o Corinthians vive um momento ruim, o Atlético-MG está embalado, com quatro vitórias seguidas no Brasileirão, incluindo uma sobre o líder e rival Cruzeiro. A novidade do técnico Levir Culpi para o jogo será o retorno do meia argentino Jesus Dátolo, recuperado de uma lesão no pé direito. Assim, ele deve formar o setor ofensivo com Guilherme, Carlos e Diego Tardelli.

No Maracanã, Botafogo e Santos praticamente jogam para salvar a temporada, já que ambos fazem campanhas modestas no Brasileirão – pior para os cariocas, que estão na luta contra o rebaixamento. O time paulista terá o retorno do atacante Robinho. Recuperado das dores musculares, ele pode atingir a marca de cem gols com a camisa do Santos se marcar um nesta noite. Além dele, voltam ao time os laterais Cicinho e Mena e o zagueiro Edu Dracena. O desfalque será o goleiro Aranha, com uma lesão na coxa esquerda. Ele será substituído por Vladimir. No ataque, Leandro Damião e Gabriel brigam por uma vaga. Do outro lado, o Botafogo pretende usar a Copa do Brasil para conter a crise no clube. O discurso no clube é claro: esquecer os problemas fora de campo (atraso nos salários, principalmente) e lutar pelo título inédito. O atacante Emerson Sheik, que foi suspenso na segunda-feira por quatro jogos pelo STJD por causa de uma expulsão no Brasileirão, não terá de cumprir a pena na Copa do Brasil e é a principal esperança do Botafogo.

Zebras

Maiores surpresas da competição, os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte terão missões dificílimas nesta noite. Depois de eliminar o Vasco, o ABC vai ao Mineirão enfrentar o líder e atual campeão do Brasileirão, Cruzeiro. O time mineiro, no entanto, tem um compromisso importantíssimo no fim de semana – enfrenta o Inter, seu principal concorrente ao título brasileiro – e, por isso, deve poupar jogadores. O último treino foi fechado para a imprensa, mas a tendência é que Everton Ribeiro e Marcelo Moreno sejam poupados diante do time potiguar, que vem fazendo campanha modesta na Série B, fora da briga pelo acesso.

Em Natal, o América também tentará se aproveitar do foco do Flamengo no Brasileirão. Assim como fez na fase anterior o clube carioca deve poupar vários titulares no jogo desta quarta-feira. O técnico Vanderlei Luxemburgo não quis adiantar a escalação da equipe, mas admitiu que a prioridade, no momento, é deixar o Flamengo em condições de vencer o Santos, no sábado, pela outra competição. O América-RN, que já eliminou Fluminense e Atlético-PR nesta edição da Copa do Brasil, está lutando contra o rebaixamento na Série B, mas sonha com uma inédita semifinal. Os jogos de volta acontecem daqui duas semanas, nos dias 15 e 16.

Com Estadão Conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.