Confiança do consumidor recua em novembro, diz FGV

Amazonianarede com Estadão Conteúdo

Rio – O consumidor está ainda menos confiante na economia. É o que revela a Fundação Getulio Vargas (FGV) ao divulgar, nesta segunda-feira, uma queda de 1,4% do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em novembro ante o mês anterior. Em outubro, o indicador havia caído 0,3% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal.

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 121,7 pontos para 120,0 pontos entre outubro e novembro.

“Apesar de se manter acima da média histórica, a queda de 1,4% fez com que a média móvel trimestral do indicador voltasse a apresentar a tendência declinante observada entre maio e agosto deste ano”, informou a FGV, em nota oficial. A fundação destacou ainda que a queda da confiança reflete avaliações menos favoráveis sobre o cenário econômico brasileiro e é a segunda diminuição consecutiva nesta base de comparação.

O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que caiu 0,7% este mês, após avançar 1% em outubro e o Índice de Expectativas (IE), que diminuiu 1,9% em novembro, após cair 1% em outubro. Ainda segundo a fundação, o ICC subiu 0,9% em novembro na comparação com igual mês em 2011, contra alta de 5,1% vista na relação entre outubro de 2012 e 2011.

O levantamento abrange mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 31 de outubro e 22 de novembro.

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