Conferência Estadual de Educação será lançada nesta terça-feira na ALEAM

Amazonianarede – Aleam

Manaus – O Fórum Estadual de Educação do Amazonas (FEE-AM) promove, nesta terça-feira (19), o lançamento da Conferência Estadual de Educação (CONAE-AM). De acordo com o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Sidney Leite (DEM), o evento deverá reunir cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de educação, professores, diretores de escolas, gestores e alunos. Também estará presente o governador em exercício, José Melo, e o secretário estadual de Educação e presidente do FEE, Rossielli Soares.

O evento acontecerá às 14h, no auditório Belarmino Lins, na ALEAM, avenida Mario Ypiranga, 3950, Parque 10. Segundo Sidney Leite, trata-se de uma grande mobilização para preparação e incentivo à realização das Conferências Municipais de Educação que, por determinação do governo federal, devem ocorrer até maio deste ano. Já a Conferência Estadual deverá acontecer até final de agosto.

No Amazonas, as Conferências Municipais deverão ser feitas sob a coordenação dos Fóruns Municipais, com apoio das Prefeituras e com o Fórum Estadual, oferecendo todas as orientações necessárias. O encontro desta terça-feira marcará o início da mobilização do Fórum para que os 62 municípios amazonenses realizem suas Conferências Municipais. Dessas conferências deverão sair propostas e os delegados que participarão da Estadual, em Manaus, até final de agosto. Estas e outras orientações serão repassadas pelos representantes do Fórum Estadual, nesta terça-feira.

A Comissão de Educação da ALEAM integra o FEE/AM, juntamente com as secretarias de educação, instituições, associações e sindicatos dos trabalhadores da educação, entre outros. O presidente da Comissão, deputado Sidney Leite, vem atuando em conjunto com o grupo de tarefas permanente do Fórum, na idealização das conferências, tanto na capital quanto no interior do Estado.

“O evento desta terça-feira é um grande chamamento e todos os atores da educação do nosso estado foram mobilizados, para que possamos realizar as Conferências dentro do prazo e com propostas substanciosas, que contribuam, de fato, para melhorar a educação no Amazonas. Todos estão convidados a se fazer presentes, para contribuir nesse processo, que é tão importante para a população”.

O FEE-AM coordena a Conferência Estadual e presta apoio aos municípios que irão realizar os encontros, chamando à responsabilidade lideranças sociais, políticas, estudantis, religiosas, empresariais, governamentais, acadêmicas, entre outras representações da cultura local, a se integrarem na mobilização para discutir a qualidade da educação no Amazonas, participando das Conferências Municipais e Estadual de Educação, devendo debater propostas e definir estratégias para serem defendidas na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014.

TEXTO e FOTO: Assessoria do Deputado
Fonte: Diretoria de Comunicação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.