Comunidade ganha rede de drenagem e alagações acabam

Prefeitura, leva drenagem à comunidade e acaba com alagaçowes

 

Prefeitura, leva drenagem à comunidade e acaba com alagaçowes
Prefeitura, leva drenagem à comunidade e acaba com alagaçowes

Manaus, AM – Os moradores da Comunidade Assis, no bairro Colônia Terra Nova II, zona Norte, têm vivenciado uma nova realidade. O local, alvo constante de alagações, recebe pela primeira vez redes de drenagem profunda que vão dar a correta vazão às águas pluviais.

Com apenas nove ruas, a comunidade se tornou um verdadeiro canteiro de obras. Com maquinários pesados realizando escavações os moradores acompanham de perto a chegada de infraestrutura no local que receberá, ainda, serviços de drenagem superficial.

Implantada pela Prefeitura de Manaus, a rede possui mais de 400 metros e vai direcionar o fluxo das águas evitando a alagação de casas, como acontecia antes. As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e estão concentradas na Travessa Sete de Setembro, maior via da comunidade.

Residente no bairro há 30 anos, o autônomo Raimundo Freire lembra as dificuldades que enfrentou na comunidade e as melhorias que já podem ser percebidas no local. “Quando me mudei pra cá, em 1986, esse lugar era isolado. Não tinha acesso e até para comprar um pão, era preciso andar muito. Hoje está completamente diferente e sei que vai ficar ainda melhor”, lembra o morador que, hoje, abriga um comércio em sua casa.

Sua vizinha, a dona de casa Ana Cláudia, tem menos tempo de moradia no bairro, apenas 4 meses, mas já foram suficientes para vivenciar momentos de transtorno com os seus seis filhos e agora testemunhar as obras que darão uma nova cara à comunidade.

“Minha preocupação maior era com as crianças, com a segurança delas, principalmente quando chovia. Tenho acompanhado o trabalho da prefeitura e acredito que com o trabalho finalizado nossa realidade será outra”, comenta a moradora.

Outros serviços

Além da construção da rede de drenagem, 30 caixas coletoras  estão sendo implantadas na comunidade. Ainda nesta semana serão iniciados os serviços de confecção de meio-fio e sarjeta, que abrangem as obras de drenagem superficial.

As outras oito vias do bairro também apresentam obras em andamento. Após a terraplanagem, as ruas Tapajós, Tucuruí, Gurupá, Sabiá, Juruti, Bem-Te-Vi, Santarém, 13 de Maio, além da Travessa Sete de Setembro, serão devidamente asfaltadas.

Amazonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.