Comissão de Educação da CMM realiza audiência pública sobre autismo

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus realiza nesta quarta-feira (27), às 14h, no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus, audiência pública para debater políticas públicas de atenção às pessoas portadoras de Autismo, tendo em vista que o dia 2 de Abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A audiência será coordenada pela presidente da COMED, vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM), e terá a participação da secretária municipal de Ação Social e Direitos Humanos, a primeira-dama, Goreth Garcia, que tem dado atenção especial ao tema.

“A ideia é divulgar as ações que já vêm sendo desenvolvidas por entidades que trabalham diretamente com autistas em Manaus, além de difundir os conhecimentos atualizados sobre o autismo, com campanhas e atividades direcionadas no tratamento, educação e inclusão social de pessoas com autismo”, explica a presidente da COMED.

Para a audiência foram convidados representantes da Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas, Instituto de Autismo do Amazonas, Centro de Vivência Magnólia, Mãos Unidas pelo Autismo, além do Centro Municipal de Educação Especial, da Semed, Centro de Educação Especial da Seduc, os Centros de Atenção Psicossocial do estado e município, Centro de Convivência e os novos centros de autistas.

Ação municipal

A Prefeitura de Manaus está preparando a inauguração do Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autista ainda para o primeiro semestre de 2013. O início das atividades do centro está previsto para o mês de abril e é resultado da integração das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), que pretendem oferecer atenção multiprofissional às pessoas com autismo.

Localizado no bairro Alvorada II, vai oferecer, da forma mais completa possível, as necessidades da população autista, com atendimento por profissionais como psicopedagogo, fonoaudiólogo, psiquiatra, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, professor de música, pediatra, odontólogo e assistente social. O público alvo da instituição são crianças autistas na faixa etária de 14 meses a 14 anos de idade.

Autismo

O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Serviço
O quê? Audiência Pública sobre Autismo
Quando? Quarta-feira, 27 de Março de 2013
Hora? 14h
Local? Plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.