Comissão do COI inicia sétima visita às obras dos Jogos Olímpicos de 2016

29-09coiRio – Membros da entidade voltam após seis meses. Em relação à visita anterior, em março, UPPs seguem sofrendo ataque. Imbróglio no campo de golfe será tema de debate.

Começa nesta segunda-feira a sétima visita oficial da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016. A plenária de abertura será realizada em um hotel de Copacabana. Apenas cinegrafistas e fotógrafos terão acesso ao início da reunião para captar imagens. A terça-feira será reservada para visita às obras das instalações. Na quarta, haverá uma entrevista coletiva no Comitê Rio 2016.

Na última visita, em março deste ano, a Comissão do COI alertou que o Rio não tinha mais tempo a perder. Mesmo com o lançamento da matriz de responsabilidades em janeiro, não havia uma definição exata sobre todas as responsabilidades dos entes governamentais em relação às obras. A questão da segurança preocupava devido aos ataques às Unidades de Polícia Pacificadoras. Uma das maiores preocupações na ocasião eram a falta de previsão no início das obras em Deodoro.

De março para cá, a matriz de responsabilidades foi atualizada pela primeira vez em julho, mas com apenas 24 dos 52 projetos com valores definidos. Diretor executivo do COI, Gilbert Felli foi nomeado consultor para as obras. No quesito segurança algumas UPPs seguem sofrendo ataques de criminosos. As obras em Deodoro finalmente começaram em julho, e no Parque Olímpico o ritmo é acelerado. A preocupação maior deverá ser com o campo de golfe, que passa por um embate entre o Ministério Público e a prefeitura do Rio na questão ambiental.

Dentre os membros da Comissão do COI está o vice-presidente da entidade, o australiano John Coates, que em abril disse que a preparação do Rio era uma das piores que ele tinha visto. Dias depois, o dirigente amenizou as críticas e falou que estava confiante na organização da competição.

Fonte: Globoesporte.com

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.