Comércio manauara espera faturar mais de R$ 40 mi com o Dia das Crianças

comércio de Manaus, espera grandes vendas com o Dia das Crianças
comércio de Manaus, espera grandes vendas com o Dia das Crianças
comércio de Manaus, espera grandes vendas com o Dia das Crianças

Manaus – O comércio de Manaus, principalmente o voltado exclusivamente aos brinquedos, tem se mostrado confiante com a proximidade do Dia das Crianças. Mesmo com a retração dos últimos meses, acreditar na data é comum entre lojistas. A confiança das lojas de brinquedos chega a ir de encontro com as estimativas da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) que apontam para uma menor confiança dos comerciantes quanto às vendas para o 12 de outubro.

A CDLM (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus) espera para a data, um faturamento de R$ 41,4 milhões. Se os números se confirmarem, o aumento será de 3,5% a mais que o registrado no mesmo período de 2013.

 Intenção de compras

Segundo os dados da Pesquisa de Intenção de Compras divulgada pela CDLM na última quarta-feira (24), os itens que mais ganharam acenos de possíveis compras foram peças de vestuário, seguidas de brinquedos e bicicletas.

A pesquisa não leva em conta as campanhas  e estratégias de marketing direcionadas a data, podendo o resultado ser ainda melhor que o esperado. Mas ainda de acordo com a entidade, mesmo com boas expectativas, o consumo tende a ser baixo este ano. As compras devem ficar em torno de R$ 191.

Cerca de 37,3% dos pesquisados (a maioria) pretende gastar entre R$ 21 e R$ 50. Apenas 12% pretendem gastar entre R$ 201 e R$ 400 nas compras.

Para tentar alavancar estes números, a CDLM, segundo o presidente da entidade, Ralph Assayag, promove treinamentos e faz o levantamento do que pode ser incluído nas ações dos lojistas, sejam os mais tradicionais no Centro da cidade ou nos shoppings.

“Estudos como o divulgado no dia 24, vão para análise dos varejistas que definem suas estratégias, é o que podemos fazer como entidade de classe. Esperamos mesmo que os números fossem melhores, pois estão aquém do esperado. Esperávamos mais gastos por consumidor e o que aumentou foi a quantidade de crianças que serão presenteadas”, resume Assayag.

Estratégias

O comércio está preparado para atendes as exigências da criançada.
O comércio está preparado para atendes as exigências da criançada.

Em Manaus, a previsão da CNDL, parece não afetar o setor de brinquedos, conta a gerente de vendas da Hobby Brinquedos, Kellem Nayara. “Este período sempre foi visto como nosso primeiro Natal. É uma semana que merece a preparação de um ano inteiro, nesta época todas as nossas cinco lojas estão empenhadas nas vendas, com funcionários se revezando entre as atividades. É muito diferente das vendas pinga-pinga do resto do ano,” conta a gerente.

Segundo a gerente, algumas marcas se antecipam e realizam promoções para manter as vendas, um exemplo são os brinquedos mais tradicionais que aos poucos vêm perdendo espaço para os eletrônicos. Para ão deixar que a tradição se acabe, os eletrônicos vêm com elementos tradicionais. “Assim conseguimos atender as crianças menores e aquelas que estão entrando na fase mais eletrônica, que acontece por volta dos nove anos de idade”.

Para estimular o consumo no Dia das Crianças, a Hobby promove uma campanha nos moldes ‘compre e ganhe’. “A cada R$ 300 em compras, o cliente ganha um vale para depositar em nossas lojas.

Os vale-compras variam entre R$ 20 e R$ 30 e sempre somos bem sucedidos na data. Receio, sim Com um pé atrás desde a Copa do Mundo, a Alasc (Associação dos Lojistas do Amazonas Shop-ping Center) propõe aos lojistas do shopping mais tradicional de Manaus estratégias que estimulem o consumo, explica a presidente da Alasc, Mercedes Braz.

“As últimas datas comemorativas não foram de boas vendas. O Dia dos Namorados, por exemplo, veio com a Copa e é melhor esquecer o fracasso. O que podemos sugerir é que as lojas invistam em vitrines chamativas o quanto antes.

O shopping tem feito campanhas para atrair as crianças e a ideia é conquistar os pais”, disse a presidente.

De acordo com Mercedes, o shopping, apesar de tradicional vem registrando quedas nos últimos anos e é hora de reforçar as estratégias, principalmente em datas como esta. “Agora temos mais shoppings na cidade, o bolo estão mais dividido e as fatias menores. Iremos aumentar as campanhas na semana anterior a data, tudo para estimular o consumo”, finaliza Mercedes.

para incentivar ainda mais as compras, existem várias promoções
para incentivar ainda mais as compras, existem várias promoções

Pesquisa CDLM

Segundo os dados da Pesquisa de Intenção de Compras divulgada pela CDLM na última quarta-feira (24), os itens que mais receberam acenos de possíveis  compras foram peças de vestuário, seguidas de brinquedos e bicicletas.

A pesquisa não leva em conta as campanhas e estratégias de marketing direcionadas a data, podendo o resultado ser ainda melhor que o esperado. Ainda de acordo com a entidade, mesmo com boas expectativas, o consumo tende a ser baixo este ano. As compras devem ficar em torno de R$ 191. 37,3% dos pesquisados (a maioria) pretende gastar entre R$ 21 e R$ 50. Apenas 12% pretendem gastar entre R$ 201 e R$ 400 nas compras

Amazonianarede-Jornal do Commercio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.