Novo Airão, AM – A cidade de Novo Airão, a 180km de Manaus, realiza o XXII Eco Festival do Peixe-Boi. O evento cultural, que surgiu em 1989, ocorre nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, mas a festa na cidade vai até o dia 19, data em que o município comemora 62 anos de fundação.
O Eco Festival do Peixe-Boi tem como ponto alto as apresentações culturais das agremiações Peixe-boi Anavilhanas e Peixe-boi do Jaú.
Os dois grupos que recebem os nomes das duas maiores reservas ecológicas do município, Estação Ecológica de Anavilhanas e Parque Nacional do Jaú, destacam em suas apresentações a importância da preservação da fauna, flora e a biodiversidade local.
Peixe-Boi Anavilhanas
O Anavilhanas será o primeiro a se apresentar no dia 16 com o tema “Novo Airão, poesia da minha vida”. O verde e branco vai abordar aspectos do município como a tradição religiosa, folclore e a cultura para a preservação do festival do peixe-boi e do peixe-boi da Amazônia.
Peixe-Boi Jaú
O Jaú fechará a noite de apresentações com o tema “Natureza Oculta”. O verde e preto irá levar para a lagoa do peixe-boi, uma narrativa das belezas ocultas na fauna e flora Amazônica.
Eco Festival do Peixe Boi
O Eco Festival do Peixe Boi, foi criado em 1989, para dar destaque ao peixe-boi, mamífero que habita a região e que já fez parte em abundância da fauna local, mas que devido a ação do homem, passou a fazer parte da lista de animais em extinção desde o fim da década de 70.
Iniciativa popular
O Festival se destaca também, por ser o único evento cultural de iniciativa popular, voltado exclusivamente para 2 atenção para a necessidade da preservação do meio ambiente. Suas canções, encenações e lendas retratam a questão ambiental da Amazônia, com foco para as reservas e belezas naturais da Terra do Peixe-boi e dos Botos da Amazônia.
São itens de destaques das agremiações: Garota Encanto da Batucada, Deusa da Canção, Mãe Natureza, Porta-estandarte e Deus Mauá.
Na sexta-feira (15) acontece a festa de abertura. No sábado, 16, será a noite de apresentações das agremiações. No domingo, 17, será a festa da Campeão.
Este ano, por coincidir com a data das comemorações do aniversário da cidade, a festa continua na segunda-feira, 18, quando a meia-noite será cantado parabéns para os 62 anos do município, fundado em 19 de dezembro de 1955.
Amazonianarede-JAM