Brasília – A partir de hoje, (8) os postos de saúde do país vão vacinar as crianças com idade entre seis meses e cinco anos contra a poliomielite. No mesmo período, as crianças com idades de 1 a 5 anos receberão a vacina contra o sarampo. A campanha de vacinação vai até o dia 28 de novembro.
A imunização contra a pólio oferecida em novembro é uma dose de reforço anual, dada mesmo para quem está com o cartão de vacinação em dia, e será ofertada na forma oral -as “gotinhas”.
Apenas as crianças que não tiverem tomado nenhuma dose da vacina contra a pólio até aqui -ou seja, perdido as primeiras doses do calendário, que começa aos dois meses de idade para essa doença- tomarão a dose contra a paralisia infantil pela via injetável.
Já a vacina contra o sarampo é apenas injetável (a tríplice viral, que inclui ainda proteção contra caxumba e rubéola) e trata-se de um reforço que costuma ser dado, no Brasil, em intervalos de cerca de cinco anos -desta vez, foi antecipada frente à força do sarampo nas Américas, incluindo o Brasil, nos últimos dois anos.
A vacina contra o sarampo também será oferecida às crianças que têm em dia o cartão de vacinação.
A meta do governo é vacinar cerca de 12,7 mil crianças contra a pólio e 10,9 mil contra o sarampo. As imunizações estarão disponíveis em cerca de 100 mil postos de saúde, que podem aproveitar para avaliar se as carteiras de vacinação das crianças estão completas.
Amazonas
No Amazonas, toda a estrutura de saúde pública na capital e interior estará integrada na campanha realizada pelo Governo Federal através o Ministério da Saúde.
Amazonianarede – Folhapress