Cerca de 5.500 militares, 331 viaturas, 112 embarcações e 12 aeronaves. É essa a estrutura das Forças Armadas (FA) envolvida na Operação Eleições 2018.A informação é do Comando Conjunto Amazônia, formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
Amazonas – A finalidade, de acordo com o Decreto Presidencial Nº 9.379 de 21 Maio 18 – é apoiar as ações de garantia da realização do 2º turno do Pleito Eleitoral, nas atividades de Apoio Logístico, com o transporte de urnas para 82 comunidades à Justiça Eleitoral dos Estados do Acre, Amazonas e Roraima.
Ainda segundo o Comando Conjunto, os militares participarão diretamente no esforço de Garantia da Votação em 38 municípios dos três estados.
O Comando ressalta, ainda, que a geografia amazônica, combinada com a instabilidade climática, impõe esforço logístico diferenciado, que prevê a tropa em condições de emprego nas comunidades de destino, bem antes do início da votação, no dia 28.
Destaca, também que a Operação Eleições ocorre simultaneamente a outras 46 em execução na Amazônia Ocidental – sob responsabilidade direta das Forças Armadas -, todas com o objetivo de manter seguro e estável o território brasileiro.
Amazoninarede-CMA