Com o  tema contra a violência  Campanha da Fraternidade 2018, lançada na Praça a Mátris, em Manaus

Com o  tema contra a violência  Campanha da Fraternidade 2018, lançada na praça a Mátris, em Manaus

Manaus, AM – Muita gente participou na manhã desta quarta-feira  de cinzas, da solenidade de abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2018, que tem por tema “Fraternidade e a superação da violência” e traz como lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8).

O evento, realizado pela Arquidiocese de Manaus, teve início por volta das 9h Praça XV de Novembro, mais conhecida como “Praça da Matriz”, contando com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus.

Dom Sergio Castriani, além da participação de leigos e religiosos, pertencentes aos grupos, movimentos, ministérios, pastorais e forças vivas de todos os setores da arquidiocese.

Começou em 63

A CF existe desde 1963 e tem sido uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida na Quaresma, para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.

O tema tratado esse ano, com ele a Igreja proclama, com a convicção da sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, que a violência não é digna do homem, acaba com a paz e destrói a vida e a liberdade dos seres humanos.

Resgatar

Quanto ao lema “Vós sois todos irmãos” busca resgatar o sentido da Fraternidade dos povos somos todos irmãos e irmãs filhos e filhas de um mesmo Pai por isso iluminados pelo Evangelho do Reino somos chamados a não violência.

“Enquanto irmãos nós não fazemos nada de ruim ao outro, então a fraternidade vai estar novamente reinando entre todos e, principalmente, no seio da sociedade”, explicou Patrícia Cabral, Presidente do Conselho de Leigos e leigas da Arquidiocese de Manaus e uma das coordenadoras do evento.

Segundo padre Geraldo Bendaham, Coordenador de Pastoral Arquidiocesano e coordenador geral do evento, o local também foi estrategicamente escolhido, por seu um cartão postal da cidade, mas que infelizmente também é um local que ocorre muitos atos violentos.

“Aqui é um local simbólico da nossa cidade, local de encontros, mas lamentavelmente, também é um lugar onde ocorre roubos, mortes e muitas outras formas de violência que afeta a todos nós. Em contrapartida, aqui na praça temos a Igreja que é sinal de vida, de esperança e de superação de toda a violência que é o tema dessa campanha.

Amazonianarede-Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.