Com mais de 58% dos votos válidos, Omar Aziz é escolhido novo senador do Amazonas

06-10omarManaus – Atrás dele ficaram Praciano (PT) e Marcelo Serafim (PSB), que não se elegeram. Apenas uma vaga para senador estava disponível para próximos oito anos.

O mais novo senador a representar o Amazonas no Congresso Nacional, em Brasília (DF), pelos próximos oito anos é o ex-governador Omar Aziz (PSD), que venceu a disputa com 58,51% dos votos válidos de Manaus e do interior do Estado neste domingo (5) e ocupará a única vaga disponível neste pleito.

Omar, que renunciou do seu mandato de Governador em abril deste ano justamente para concorrer à vaga no Senado, teve um total de 933.836 votos. O número de abstenções alcançou 19,48%, o que corresponde a 433.537 pessoas que deixaram de ir às urnas.

O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Atrás de Omar ficaram Praciano (PT), com 34,44%; Marcelo Serafim (PSB), com 5,73%; Professor Queiroz (Psol), que conseguiu 11.234 votos; Jonatas Almeida (PMN), que teve 6.830 votos; e Júlio Ferraz (PSTU), que alcançõu 3.029 votos.

Histórico

Natural na cidade de Garça, no interior de São Paulo, Omar José Abdel Aziz nasceu em 1958 e é formado em engenharia civil, pela Universidade Federal do Amazonas.

Na década de 80 iniciou sua carreira política participando de movimento estudantil, chegando a ser membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade. Ele iniciou a vida pública como vereador de Manaus, em 1988, sendo reeleito em 1992.

Dois anos depois foi eleito o deputado estadual e, em 2002, vice-Governador na chapa de Eduardo Braga, sendo reeleito quatro anos depois. Em 2010, Omar foi eleito o governador com 63,9% do total de votos.

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.