La Paz (Bolívia) – Depois de aplicar uma goleada de 5 a 0 na partida de ida, na Argentina, o San Lorenzo entra em campo tranquilo para o duelo de volta das semifinais da Copa Libertadores contra o Bolívar, nesta quarta-feira, às 21h15 (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, capital da Bolívia.
Os argentinos podem perder por quatro gols de diferença que mesmo assim estarão garantidos na grande decisão. Aos bolivianos resta apenas devolver os 5 a 0 e forçar a disputa de pênaltis ou golear por seis ou mais gols de vantagem para seguirem na disputa. Os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate.
Edgardo Bauza, técnico do San Lorenzo, sabe que sua equipe vai enfrentar sérios problemas jogando na altitude e a maior preocupação dele para este confronto é evitar que os seus atletas entrem em desespero caso o Bolívar consiga marcar alguns gols no primeiro tempo.
“Precisamos de muita tranquilidade. O Bolívar vai se arriscar mesmo, vai chutar de tudo que é lugar, a bola pesa mais, pega efeito e pode acabar entrando até mesmo em lances que a gente nem espera. Portanto, tranquilidade é o principal ponto. Temos que estar preparados para todos os cenários, até mesmo para o pior deles, que é as coisas começarem a dar certo para eles”, disse Bauza.
Xabier Azkargorta, treinador do Bolívar, prefere não jogar a toalha. “Isso aqui é futebol. Qualquer coisa pode acontecer e precisamos estar prontos para as coisas boas que podem surgir de uma hora para outra. Podemos conseguir quatro gols, cinco, tudo depende de nós”, disse Xabier Azkargorta.
O treinador mostrou ao longo da semana para os jogadores teipes de uma vitória histórica da Bolívia sobre a Argentina em 2009. Tirando proveito da altitude de La Paz, os bolivianos golearam os argentinos por 6 a 1 em confronto válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Se esse resultado não serviria ao Bolívar, pelo menos é um excelente combustível para o time seguir sonhando.
As finais da Copa Libertadores estão previstas para acontecerem nas duas próximas semanas. O futebol brasileiro decepcionou nesta edição de Copa Libertadores. Atlético-PR, Botafogo e Flamengo sequer conseguiram passar da fase de grupos, enquanto que Atlético-MG e Grêmio caíram nas oitavas de final. Quem foi mais longe foi o campeão brasileiro, Cruzeiro, eliminado pelo San Lorenzo nas quartas.
Fonte: Gazeta Press