
Franceses agora dividem título de país que mais venceu prêmio com argentinos; ambas as nações acumulam oito prêmios
França – Com a conquista da Bola de Ouro deste ano pelo atacante Ousmane Dembélé, a França agora alcança a marca de oito troféus e empata com a Argentina como o país mais premiado na história da premiação.
A vitória, concedida nesta segunda-feira (22), em cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris, também coloca os franceses como líderes isolados em número de jogadores premiados, com seis nomes.
Dembélé, de 28 anos, foi escolhido por 100 especialistas como o melhor jogador da temporada 2024-2025. Ele marcou 35 gols em todas as competições e foi destaque na Ligue 1 e na Liga dos Campeões com o PSG.
Esta é a segunda vez que um francês vence a Bola de Ouro atuando por um clube do país. O feito inédito foi protagonizado por Jean-Pierre Papin, do Olympique de Marselha, na premiação de 1991.
França e Argentina dividem o topo
Apesar de dividirem o topo do ranking de premiações, com oito Bolas de Ouro cada, França e Argentina diferem em um quesito importante: na diversidade de jogadores premiados.
As conquistas argentinas são de um único jogador: Lionel Messi, o maior vencedor individual da premiação. Já a França tem seus troféus distribuídos entre seis craques: Raymond Kopa (1958), Michel Platini (1983, 1984 e 1985), Jean-Pierre Papin (1991), Zinedine Zidane (1998), Karim Benzema (2022) e agora Ousmane Dembélé.
Alemanha, Holanda e Portugal aparecem logo atrás, com sete conquistas cada. O Brasil, com cinco troféus, divide a sexta posição com Inglaterra e Itália. Os brasileiros premiados foram Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007).
Ranking de países
França e Argentina: 8 conquistas
França: Raymond Kopa, Michel Platini (3), Jean-Pierre Papin, Zinedine Zidane, Karim Benzema e Ousmane Dembélé;
Argentina: Lionel Messi (8).
Alemanha, Holanda e Portugal: 7 conquistas
Alemanha: Gerd Müller, Franz Beckenbauer (2), Karl-Heinz Rummenigge (2), Lothar Matthäus e Matthias Sammer;
Holanda: Johan Cruyff (3), Marco van Basten (3) e Ruud Gullit;
Portugal: Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo (5).
Brasil, Inglaterra e Itália: 5 conquistas
Brasil: Ronaldo (2), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká;
Inglaterra: Stanley Matthews, Bobby Charlton, George Best, Kevin Keegan (2);
Itália: Omar Sivori, Gianni Rivera, Paolo Rossi, Roberto Baggio e Fabio Cannavaro.
História da Bola de Ouro
A Bola de Ouro foi criada em 1956 pela revista France Football. Até 1994, apenas europeus eram elegíveis. A partir do ano seguinte, a premiação passou a incluir jogadores de qualquer nacionalidade atuando em clubes europeus. Hoje, não há restrições.
O prêmio teve como primeiro vencedor o inglês Stanley Matthews, do Blackpool. Nos dois anos seguintes, os troféus foram angariados pelo Real Madrid: primeiro pelo espanhol Di Stéfano e, depois, pelo francês Raymond Kopa.
A França demorou 25 anos para voltar a vencer após Kopa, com o tricampeonato de Michel Platini (1983, 1984 e 1985), então na Juventus. Zidane, em 1998, e Benzema, em 2022, também marcaram época.
amazonianarede
Do R7 Portal d24am