Coarienses protestam pelo segundo dia seguido na capital

Protesto pelo segundo dia seguido
Protesto pelo segundo dia seguido
Protesto pelo segundo dia seguido

Manaus – Um grupo de manifestantes do município de Coari realizou nesta terça-feira (14) mais um protesto em Manaus. Os coarienses passaram pela Assembleia Legislativa do Amazonas, na Avenida Mário Ypiranga, na Zona Centro-Sul de Manaus, e em frente à sede do Governo do Estado do Amazonas, na Avenida Brasil, Zona Oeste da capital.

Entre as exigências feitas pelos moradores do município, está uma audiência com o governador para uma intervenção do estado, e a resposta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a respeito da votação sobre a decisão cautelar que impede o segundo colocado nas eleições de 2012, Raimundo Magalhães, assuma a prefeitura de Coari.

Os manifestantes chegaram a Manaus neste domingo (12) e iniciaram as manifestações nesta segunda-feira (13) pelas ruas do Centro da cidade e em frente à sede do TRE. Instabilidade Coari tem vivenciado instabilidade política desde o ano passado, quando o então prefeito Adail Pinheiro foi preso por suspeita de chefiar uma rede exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, quatro pessoas assumiram o cargo de prefeito de Coari.

O vice-prefeito Igson Monteiro (PMDB) assumiu a prefeitura após prisão de Adail em fevereiro de 2014, mas renunciou o mandato um ano depois. O irmão de Igson, o vereador e na época presidente da Câmara Municipal de Coari, Iliseu Monteiro ficou no cargo interinamente até último dia 18. Na mesma data, a eleição da Mesa Diretora da Câmara foi realizada. Desde então, o vereador Iranilson Medeiros (DEM) eleito para presidência da Casa é o prefeito em exercício de Coari.

Diplomação
No dia 24 março, o TRE-AM havia informado que o segundo colocado das eleições de 2012, Raimundo Magalhães (PRB), assumiria o cargo de prefeito de Coari. A decisão ocorreu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicar no Diário Eletrônico da Justiça, na edição do dia 19 deste mês, o acórdão do julgamento sobre a cassação do mandato do prefeito afastado de Coari, Adail Pinheiro.

A diplomação de Raimundo Magalhães como prefeito do município foi suspensa após uma liminar concedida pelo juiz eleitoral Delcio Santos, deferida no dia 24 de março. A Justiça Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) havia anunciado a posse de Magalhães, após a publicação de acórdão com a cassação de Adail Pinheiro.

Amazonianarede-TVAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.