CMM outorga medalha Cidade de Manaus ao desembargador Yedo Simões

Desembargador Yedo Simões, homenegeado na CMM

 

 

Desembargador Yedo Simões, homenegeado na CMM
Desembargador Yedo Simões, homenageado na CMM

Manaus, AM – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou, na manhã desta quarta-feira (27), com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus — a maior honraria da casa legislativa municipal — o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Yedo Simões de Oliveira, pela coordenação dos trabalhos de virtualização do Poder Judiciário, através da implantação do Sistema de Processo Eletrônico do Judiciário (Projudi), no interior do Amazonas em 2013.

A partir desse trabalho, o acervo judicial passou a ser digitalizado, permitindo aos servidores, magistrados, advogados, promotores e o cidadão comum o acesso aos processos via internet. “A implantação do Projudi tirou do isolamento secular as populações do interior no âmbito do Judiciário”, destacou o homenageado.

“Eu nasci em Manaus, estudei e me formei aqui, sou muito ligado à minha terra e por isso é com sentimento de imensa alegria e satisfação que recebo esta importante honraria”, acrescentou o desembargador Yedo Simões, que também é presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

A homenagem, proposta pelo vereador licenciado Dr. Gomes (PSD), em novembro de 2013, teve como coautor o presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS).

“O desembargador Yedo Simões tem exercido importante papel na Justiça de nosso Estado e também pela condução das ações de implementação da virtualização do Judiciário Estadual, que trouxe uma série de benefícios à Corte e à população amazonense”, enfatizou o deputado estadual Francisco Gomes (PSD).

Com o Projudi, o TJAM procurou também facilitar o acompanhamento do trâmite processual, sem precisar que as partes se desloquem até o município, e proporcionar maior celeridade na tramitação das ações.

“Uma justa homenagem por um trabalho cujos frutos rendem positivamente até hoje ao Tribunal de Justiça do Amazonas”, comentou o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli Lopes.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas, Marco Aurélio Choy, destacou os benefícios para os operadores do Direito.

“Essa medalha representa o reconhecimento de um trabalho que trouxe para o nosso dia a dia uma ferramenta fundamental para a classe dos advogados, principalmente para um Estado com dimensões continentais como é o Amazonas; imagine o advogado que precisa tirar uma cópia de um processo no município de Ipixuna (a 1.368 quilômetros da capital) ou outro procedimento, hoje ele consegue acessar o processo do seu escritório em Manaus; é claro que existem dificuldades de acesso à internet no interior, que não é das melhores, mas a gestão do desembargador Pascarelli vai atuar em parceria com o Exército Brasileiro, com o programa Amazônia Conectada, que certamente complementará o projeto iniciado com o desembargador Yedo”, declarou Choy.

Em relação ao programa Amazônia Conectada, o TJAM firmou convênio com o Exército no dia 18 deste mês para disponibilizar uma rede de fibra óptica subfluvial visando à expansão e melhoria das comunicações entre as unidades do Judiciário no interior do Estado.

Quando a tecnologia estiver implantada nos municípios, pioneira na região Norte, a comunicação via internet, entre as Comarcas, será potencializada, saindo de um 1 megabyte para 1 gigabyte.

Medalha

Em nome da 16ª Legislatura, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto, disse que cabe à Casa destacar personalidades que se destaquem nas mais diversas atividades. E assegurou que a Câmara estava homenageando uma pessoa que tem uma vida dedicada à magistratura há quase 37 anos. Barreto explicou que a homenagem foi promulgada em 11 de março de 2014.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), também levou sua mensagem ao homenageado e destacou seu espírito humanista em suas decisões, no julgamento de processos. Disse que Yedo Simões fez por merecer a honraria pela sua trajetória.

Representando o governador José Melo (PROS), o secretário de Cultura, Robério Braga, disse que o governador o tinha incumbido de trazer ao homenageado o reconhecimento pela serenidade, uma das características principais de Simões, bem como a sobriedade e responsabilidade na condução do que está ao seu encargo; e por sua trajetória no Poder Judiciário.

“A César o que é de César; a medalha é para quem, efetivamente, a merece”, disse, em seu discurso.
Entre as autoridades também estavam presentes o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Moutinho Júnior; o representante do Tribunal Regional do Trabalho, da 11ª Região, José Dantas de Góes; o promotor de Justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas; o comandante da 12ª Região Militar, general de divisão Antônio Maxwel Eufrásio, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA); além de magistrados e servidores do TJAM e do TRE-AM.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.