CMM inicia audiências públicas do Plano de Mobilidade Urbana na próxima semana

“Vamos fazer um amplo debate na cidade em torno desse tema", disse vereador Felipe Souza
“Vamos fazer um amplo debate na cidade em torno desse tema", disse vereador Felipe Souza
“Vamos fazer um amplo debate na cidade em torno desse tema”, disse vereador Felipe Souza

A Câmara Municipal de Manaus dará início, na segunda-feira (23), aos trabalhos de análise do Plano de Mobilidade Urbana da cidade de Manaus (PlanMob). O primeiro ato será logo pela manhã, após a deliberação do projeto encaminhado ontem (18) pela Prefeitura de Manaus à CMM.  Na oportunidade, será realizada a reunião de instalação da Comissão Especial de Análise do PlanMob (Comeplam), que promoverá, ao longo dos próximos dias, cinco audiências públicas com o objetivo de apresentar as propostas à sociedade civil organizada.

“Vamos fazer um amplo debate na cidade em torno desse tema. Vamos trazer a sociedade para dentro da Câmara para que junto com os técnicos e especialistas possamos formatar um Plano de Mobilidade exequível para a nossa capital. É importante que todos participem”, destacou o presidente da Comissão Especial, vereador Felipe Souza (PTN).

Além de Felipe, compõem a comissão os vereadores Elias Emanuel (PSDB) que atuará como relator, Arlindo Júnior (Pros), Glória Carratte (PSD), Joelson Silva (PHS), Socorro Sampaio (PP) e Waldemir José (PT). A comissão será responsável por realizar as audiências públicas, receber as propostas de emendas, fazer um estudo aprofundado sobre a matéria, bem como emitir parecer técnico a respeito do projeto de lei e das possíveis emendas apresentadas.

Conforme o projeto que já está disponibilizado no site da CMM, o PlanMob reúne 29 programas  e dez diretrizes: a requalificação do Transporte Coletivo Urbano; implantação do sistema cicloviário de Manaus; requalificação de calçadas; ampliação e reconfiguração da malha viária; melhoria no trânsito e redução de acidentes; articulação com o transporte intermunicipal; tratamento e ampliação do transporte hidroviário municipal; tratamento do transporte de cargas; reestruturação da gestão da mobilidade e o acompanhamento e controle da política de mobilidade urbana .

A proposta será objeto de revisões e atualizações periódicas, alternadas entre si, a cada cinco anos. O texto prevê entre outros pontos a instituição do Conselho de Mobilidade Urbana de Manaus, como órgão consultivo do município.

As audiências públicas ocorrerão nos dias 24 e 30 de novembro e de 1 a 3 de dezembro, sempre às 14h, no Plenário Adriano Jorge da CMM. Sendo a primeira, dia 24, destinada à apresentação do Plano. Nos dias 26 e 27 de novembro, os vereadores sairão às ruas para divulgar as datas das audiências.

O relator do PlanMob na CMM, vereador Elias Emanuel disse que a previsão da Câmara é de votar a proposta final no dia 17 de dezembro.

A partir de segunda-feira (23), o e-mail [email protected] estará recebendo as propostas para o PlanMob.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.