CMM e Semef definem implantação do ‘Câmara Digital’

20-01cmmManaus – O primeiro passo para a implantação do projeto ‘Câmara Digital’ foi dado, nesta segunda-feira (19), com a reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), e o titular da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Ulisses Tapajós, quando foi apresentado o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged) — já implantado no órgão.

A expectativa é de que até o final de 2015 o projeto esteja 100% em funcionamento.

O sistema digital, a ser instalado na Câmara, se dará por meio de um convênio, a ser assinado em março com a Semef, que vai contribuir no sentido de realizar, junto com os técnicos da CMM, um levantamento das necessidades e orientar a implantação do Siged na Casa Legislativa. A intenção do presidente é compartilhar o projeto ‘Câmara Digital’ com os demais vereadores, após o recesso parlamentar. “Uma Câmara Digital é uma Câmara Sustentável. Daremos a oportunidade do cidadão acompanhar todos os procedimentos de sua própria casa, pela web. Esse projeto, com certeza, será abraçado pelos 41 parlamentares”, acrescentou Wilker Barreto.

O processo de digitalização, inicializado na Semef, que vai servir de modelo para o projeto da ‘Câmara Digital’, foi apresentado passo a passo para o presidente da Casa Legislativa, ao diretor Administrativo da CMM, Rubenilson Massulo, ao diretor de Informática, Carlos André Gonçalves, e para o coordenador da ISO 9001 na Casa, Leôncio Oliveira.

O Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos tem, entre as vantagens principais, a eliminação do uso do papel e melhoria no ambiente de trabalho; o aumento da velocidade no trâmite dos processos; mais transparência e segurança aos processos; otimização na circulação e arquivamento de documentos, além de melhorar a produtividade.

O mesmo processo também está em fase de execução na Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Ordem Pública (Implurb), Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Entusiasmado em modernizar e digitalizar todos os processos da Casa, Wilker ressaltou que o Siged vai possibilitar, além da economia de papel no órgão, que o cidadão acompanhe passo a passo todos os trâmites dos projetos de Lei, dos processos administrativos e demais arquivos da Casa. “Isso aumenta a transparência da Câmara. Vamos ter uma Casa Legislativa que vai ter todas as suas informações disponíveis pelo portal, com garantia, celeridade, transparência e maior interação com a sociedade”, destacou o presidente.

Ulisses Tapajós avaliou a parceria com a Câmara como uma das responsabilidades da secretaria de Finanças no ciclo de Gestão da Prefeitura de Manaus. Para ele, a implantação do Siged na Casa Legislativa, assim como acontecerá em todos os órgãos municipais, trará modernidade e eficiência na gestão, além da velocidade na resolução dos problemas, na economia de custo, na medida em que se descarta o uso de papel, e consequentemente, dando à Câmara maior espaço físico. “Aquilo que nós resolvíamos em 120 dias, agora resolvemos em 72 horas”, exemplificou Ulisses Tapajós.

Fonte: CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.