Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade

(Amazonianarede – Paula Rodrigues)

Durante a Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, que aconteceu nesta quarta (04), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) introduziu o Círio de Nazaré, após 221 anos de celebração, como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Círio de Nazaré, que ocorre sempre no segundo domingo de outubro em Belém, é uma das maiores manifestações católicas do Brasil.

O Círio de Nazaré é uma procissão católica em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, acontece todos os anos, desde 1793, em Belém do Pará, são 221 anos de história. Durante as celebrações, os fiéis levam a imagem da virgem Maria desde a catedral da Sé até a Praça do Santuário de Nazaré.

A festividade acontece no mês de Outubro, tem shows, Missas, Romarias e termina com a subida da imagem da Virgem Maria e com a Missa do Recírio.

A UNESCO define como Patrimônio Cultural Imaterial práticas, representações, expressões, conhecimentos, objetos e lugares que se associam a comunidade e grupo como parte da Cultura.

Este ano, o Círio de Nazaré reuniu 2 milhões e 100 mil devotos nas ruas de Belém, número recorde. Em Setembro de 2004, o Círio foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.