Cidades candidatas a sediarem Jogos apresentam projetos nesta quarta

Esta semana pode ser decisiva para que a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2020 seja definida. Na segunda-feira, chegaram a Lausanne, na Suiça, representantes das três candidatas a receberem a competição. Além da apresentação de projetos, seis candidatos se apresentarão aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para assumirem a presidência da instituição, substituindo Jacques Rogge, que ocupa o cargo há 12 anos.

Depois de receberem visitas e já terem acesso ao relatório com análises de membros do COI, representantes de Tóquio, Istambul e Madri farão suas apresentações, nesta quarta-feira. Com mais de dois meses para as pessoas que votarão pensarem, a votação e a decisão final da cidade-sede só serão realizadas no dia 7 de setembro, enquanto o novo presidente será conhecido no dia 10 do mesmo mês.

Única cidade que já sediou os Jogos, em 1964, Tóquio é apontada como uma das favoritas. Com um relatório bem elogiado, a cidade chama a atenção na inovação e na ideia de mobilidade, já que pretende ter 85% das instalações usadas na competição em um raio de oito quilômetros.

Se candidatando pela quinta vez, o Istambul utiliza como principal argumento a diversidade de culturas da cidade. Já Madri, que busca ser sede pela terceira vez consecutiva, apesar dos problemas financeiros, apresenta um orçamento modesto, tendo em vista que já dispõe de grande parte da estrutura necessária para sediar o evento.

Representantes influentes de cada cidade se apresentarão para os mais de 100 membros do COI em uma reunião fechada e terão 45 minutos para mostrarem seus principais argumentos. Mais 45 minutos serão utilizados para responder eventuais perguntas. Enquanto isso, cada um dos seis candidatos à presidência terão 15 minutos para se apresentarem e mostrarem seus projetos para o mandato, que tem duração de oito anos.

(Gazeta) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.