RIO – O ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, de 48 anos, morreu neste sábado após sofrer um acidente durante a prova de ciclismo de estrada da Paralimpíada do Rio, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade. Ele caiu com sua bicicleta fora do trajeto em uma das descidas do percurso de 15km da classe C4-5 e bateu com a cabeça em uma pedra. Bahman foi levado para um hospital na Barra da Tijuca, mas antes de chegar não resistiu ao traumatismo craniano e sofreu uma parada cardíaca.
A família do ciclista já foi avisada da tragédia. Uma nota oficial será emitida em breve pelo Comitê Paralímpico Iraniano. Uma homenagem será feita às 18h na Vila dos Atletas. A classe C4, da qual Bahman fazia parte, é a de maior grau de deficiência do ciclismo de estrada da Paralimpíada. Geralmente o atleta é amputado em um membro.
Barman já havia participado de uma prova na Rio 2016 no mesmo trajeto onde sofreu o acidente fatal. Na quarta-feira, ele participou da prova de contrarrelógio e ficou 14º lugar.
Barman Golbarnezhad participou também da Paralimpíadas de Londres, em 2012. Ele ficou em 23º lugar na prova de estrada. E também competiu no ciclismo pista na perseguição de 1000m na classe C4-5 ficando na 18º posição.
Na mesma prova em que ocorreu a tragédia o brasileiro Lauro Chaman ganhou a medalha de prata.
amazonianarede-g1