
Casas e comércios foram tomados pelas águas que alagaram vários pontos da capital amazonense,que teve um transito complicado.
Manaus, AM – A forte chuva que banhou Manaus nesta quarta-feira, provocou transtornos, prejuízos à população e complicação no transito, com muitas vidas da cidade alegas,que registrou também alguns desabamentos e deu muito trabalho a Defesa Civil.
Com um trânsito complicado e emperrado, muitos pontos da cidade permaneceram e ainda afetados pela água pluvial.
A Defesa Civil do município registrou 36 ocorrências até o fim da tarde. Ruas ficaram alagadas, e casas e muros foram derrubados pela chuva. A escada de uma passarela chegou a desabar.
Começo pela manhã
A chuva, que iniciou pela manhã, atingiu toda a cidade. Em alguns pontos, o acesso foi impedido pela água que invadiu ruas e casas. Foi o caso da rua Floresta, no conjunto Duque de Caxias, no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital.
A rua inteira ficou alagada. Uma igreja foi tomada pela água, que encheu devido a um igarapé nas proximidades.
“Todas as vezes fica assim. É porque atrás [da igreja] passa um igarapé e jogam lixo lá, acaba que não tem como escoar a água e esse é o problema, e aí fica desse jeito”, disse Alcemir Mendonça, de 71 anos, morador do conjunto.
Igarapé alagado
A água alcançou o quintal da dona de casa Rosângela Alencar, de 69 anos. “Toda chuva, demora um pouco a rua alaga, alaga o quintal, mas igual a esta não teve. Estou aqui há mais de 25 anos e foi muita água represada.
Alagou o igarapé e juntou- se com a água da chuva e aí ja viu. Quando eu olhei a água subindo e subindo e tive que tirar meu carro e quase não consigo. A água entrou na minha casa. Minhas galinhas e meus gatos estavam no quintal e ainda não sei o que aconteceu com eles. Meu quintal virou um rio”, disse.
Av. Torquato Tapajós
A avenida Torquato Tapajós também foi afetada. Um igarapé transbordou e invadiu parte da pista. Após a chuva, parte da passarela que atravessa a via caiu.
O trânsito foi controlado por agentes do Manaustrans. A Prefeitura autorizou a liberação da Faixa Azul na tarde desta quarta.
Moradores do rip rap na rua das Palmeiras, no bairro da União, também tiveram as casas invadidas pela água.
A quantidade de água foi tanta que o igarapé transbordou. Durante a chuvas, os moradores se reuniram e com pedaços de madeira tentaram fazer escoar o lixo que impedia o igarapé de correr livremente. “Tentamos fazer o lixo escoar, mas não adiantou. A água acabou atingido as casas”, disse um morador que não quis se identificar.
O mercadinho da comerciante Socorro Jorge, de 59 anos, ficou embaixo da água.
“ É muito lixo que as pessoas jogam no igarapé. Não tem consciência e jogam geladeira, fogão, colchão velho dentro do rio aí a água não escoa. Já tô acostumada. São 30 anos morando aqui”, disse Socorro.
Amazonianarede- com informações do JAM