Amazonas – Após o Governo do Amazonas ter anunciado, na última sexta, que Manaus receberia Brasil x Colômbia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a confirmação veio nesta segunda. Em coletiva com representantes do poder público estadual e da cidade, o presidente em exercício da CBF, Coronel Antonio Carlos Nunes, anunciou a partida na Arena da Amazônia, que está marcada para o dia 6 de setembro.
Além do presidente em exercício, a CBF ainda teve a presença do secretário-geral, Walter Feldman, e do diretor de competições, Manoel Flores. Entre os representantes do poder público local estavam o governador José Melo, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e o secretário estadual de esportes, Fabrício Lima, além do presidente da Federação Amazonense de Futebol, Dissica Valério Tomaz.
A coletiva de imprensa ocorreu às 14h desta terça-feira, na sede do governo do Estado, na Zona Oeste de capital amazonense.
A escolha pela capital amazonense ocorreu, de acordo com a CBF, devido a cidade ter sido sede da Copa do Mundo e, principalmente pela educação do povo, que se comportou bem no duelo entre Vasco e Flamengo, pela semifinal do Campeonato Carioca, em que o estádio teve o recorde de público, 44.419 pessoas. Além disso, a logística pós-jogo no Equador, que será no dia 2 do mesmo mês, também contribuiu. Essa será a primeira vez que a seleção brasileira jogará na Arena da Amazônia.
Depois de sua inauguração, apenas a seleção olímpica realizou dois amistosos no estádio, em outubro do ano passado, contra Haiti e República Dominicana. A última vez que a equipe canarinho esteve em Manaus foi em 2003 em jogo contra Equador, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Na ocasião, no estádio Vivaldo Lima (que deu lugar à Arena da Amazônia), venceu por 1 a 0, com gol de Ronaldinho Gaúcho.
Além do confronto contra a Colômbia, a seleção brasileira ainda tem mais dois jogos neste ano para realizar em casa, mas sem locais definidos. Contra a Bolívia. no dia 07 de outubro, e diante da Argentina, no dia 11 de novembro.
A seleção brasileira está na sexta posição das eliminatórias com nove pontos, atrás de Uruguai (13), Equador (13), Argentina (11), Chile (10) e Colômbia (10). A posição atual não garante o Brasil na próxima Copa, já que os quatro primeiros se classificam automaticamente, enquanto o quinto colocado disputará uma repescagem.
Construída para a Copa do Mundo de 2014, a Arena da Amazônia vai receber nos dias 4, 7 e 9 de agosto as partidas de oito seleções olímpicas do masculino e feminino. Serão três rodadas duplas, sendo duas do masculino e uma do feminino. Entre as mulheres, a seleção brasileira jogar na capital amazonense.
Amzonianarede