Catadores por um dia ocupam praças de Belém

Belém – A coleta seletiva do projeto Limpa Brasil transformou os belenenses em catadores por um dia neste domingo (30). A iniciativa se espalhou um pouco por cada canto da cidade, multiplicando a consciência ambiental e mobilizando os ocupantes dos espaços públicos da capital paraense. Praça da República, Praça Batista Campos e Ver-o-Peso foram os principais pólos da iniciativa.

O projeto tem o objetivo de incentivar a mudança de hábitos da população e fomentar iniciativas voltadas para a limpeza das cidades. Na praça Batista Campos os visitantes receberam sacos plásticos e realizaram a coleta de lixo jogado no espaço público e nos seu entorno. No final da ação todo o lixo coletado será pesado e encaminhado para as cooperativas de catadores e coletores de lixo.

A Praça da República também recebeu voluntários do projeto na manhã de hoje. Eles estarão nas áreas do ponto de coleta seletiva, e durante todo o dia vão separar os resíduos coletados para a recolha das cooperativas de reciclagem.

O Ver-o-Peso é um dos principais pontos de ação. Lá são produzidas, diariamente, 23 toneladas de lixo. A iniciativa também teve uma vertente cultural, com a apresentação da banda musical do Exército, que também apóia o movimento.

A coordenadora de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Acássia Rodrigues, disse que os feirantes do Ver-o-Peso se mostraram entusiasmados em participar da ação.

Esta é a primeira vez em que o Limpa Brasil é realizado em Belém. Os voluntários fizeram a sua inscrição previamente, mas todos que passarem pelos pontos de coleta podem tomar parte na ação. A ação será encerrada com um show do Arraial do Pavulagem, às 17h, no Portal da Amazônia.

Mais informações sobre o movimento nacional podem ser encontradas no site www.limpabrasil.com.

(Por:DOL)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.