Debate de ontem na TV não tirou a indecisão dos eleitores

01-10fotoManaus – O jornalista Carlos Tramontina, da TV Globo, rio, foi o mediador do último debate entre os candidatos ao Governo do Amazonas, realizado ontem a noite, com a ausência apenas do candidato do PCB Luiz Navarro.
A reportagem assistiu ao debate numa lanchonete, que teve muita concorrência e no final, ouvindo a plateia, parece que as coisas não mudaram muito. O debate foi muito parecido com os realizados anteriormente, com muitas falácias, promessas mirabolantes e trocas de farpas, o que certamente não agrada ao eleitor, por isso, muitos continuam indecisos.

Políticos do PMN, PMDB, PROS, PSTU e PSB participaram do encontro. Confronto promovido pela TV Amazonas foi na noite desta terça-feira (30).

O último debate entre os candidatos ao governo do Amazonas antes do primeiro turno das eleições deste ano foi realizado pela TV Amazonas, na noite desta terça-feira (30). Os cinco candidatos com melhores colocações em pesquisa Ibope participaram do debate. O jornalista da Rede Globo e apresentador do SPTV, Carlos Tramontina, foi o mediador.

Durante o debate, foram feitos questionamentos e apresentadas propostas sobre temas variados. Entre eles: educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Chico Preto (PMN), Eduardo Braga (PMDB), Herbert Amazonas (PSTU), José Melo (PROS) e Marcelo Ramos (PSB) participaram do debate. Além deles, concorrem ainda ao cargo de governador os candidatos Abel Alves (PSOL) e Luiz Navarro (PCB).

As regras foram definidas em acordo com representantes de partidos políticos e a ordem dos candidatos ao governo foi determinada em sorteio antes do debate.

No primeiro bloco, as perguntas feitas pelos candidatos tiveram temas livres. Cada candidato teve 30 segundos para perguntas, um minuto e meio para as respostas, um minuto para réplica e um para tréplica. O segundo e o quarto blocos, contaram com temas determinados, sorteados pelo mediador. Já o terceiro, ocorreu de modo similar ao primeiro, com perguntas de tema livre. No quarto bloco, cada participante teve um minuto e meio para considerações finais.

Em suas considerações finais Marcelo Ramos falou sobre infraestrutura. “Primeiro quero firmar o compromisso com você de que o governo do Amazonas vai criar todas as condições de sustentabilidade, ambiental, econômico e social, para que a BR-319 seja recuperada, mas quero dizer mais. Você viu aqui nesse debate que os quatro tem um ao outro e eu tenho você, que acredita no futuro, que ainda tem esperança. Quero dizer aos indecisos que analisem as nossas propostas e que tenha coragem de apostar em um novo caminho para o nosso estado, para a nossa política e para a nossa gente”.

Para finalizar sua participação no debate da TV Amazonas, o candidato Herbert Amazonas pediu votos dos eleitores amazonenses e defendeu sua candidatura e partido. “A minha candidatura e meu partido, é um partido honrado. Nós não temos porque ficar apoiando nem A nem B. Eu não tenho nenhum processo por mau uso de dinheiro público. Então eu pergunto ao telespectador, quem é o laranja nessa história?”.

Chico preto aproveitou para agradecer sua família e as pessoas que ajudaram em sua campanha. “Quero reafirmar que o nosso governo será de oposição aos desmandos, aos gastos super faturados que o nosso governo será de oposição do uso da polícia de forma eleitoreira. O nosso governo será de oposição ao uso da máquina pública. Eu fico feliz de poder ter chegado aqui, de ter debatido a qualificação dos alunos já na escola de tempo integral, curso técnico profissionalizante”.

Eduardo Braga finalizou sua participação no debate falando sobre seu projeto de governo. “Quero agradecer também a Deus. Sem ele nada é possível e nós não estaríamos hoje aqui debatendo solução para os problemas que você vive no seu dia-a-dia. Mas eu quero falar pra você. Multiplique o seu voto para que nós possamos apresentar soluções definitivas para problemas que se arrastam há tantos anos no Amazonas. Quero também pedir a você que está indeciso: analise nossas propostas e o nosso programa . Durante toda a campanha debatemos o nosso projeto que construímos a centenas de mãos”.

Em suas considerações, o candidato José Melo falou sobre o período da campanha e também fez agradecimentos.”Quero agradecer também àqueles jovens que têm me acompanhado nos comícios, nas nossas carreatas, nas nossas caminhadas. Quero agradecer de forma muito especial as crianças que chegam no meu ouvido e dizem ‘Melo eu te amo’. Isso tem me emocionado, isso tem combustível que me fez continuar nessa trajetória, nessa luta. Sobretudo eu quero agradecer a todos que estão no interior do nosso estado que abraçaram a nossa candidatura, leiam as minhas propostas”, finalizou.

Amazonianarede – G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.