Câmara presta homenagem a Desembargadora Socorro Guedes

Manaus – Em sessão solene presidida pelo vereador Bosco Saraiva (PSDB), a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes, corregedora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) foi homenageada na manhã desta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.

A medalha, entregue em cerimônia formal, no plenário Adriano Jorge, foi proposta pelo vereador licenciado e atual deputado federal, Plínio Valério (PV) e subscrito inicialmente pelo vereador Luiz Alberto Carijó (PDT) e demais vereadores. A medalha é a principal honraria concedida pela CMM a personalidades que tenham prestado relevantes serviços por mais de dez anos à comunidade, criada pela Resolução nº 08 de 23.09.1981.
O autor da homenagem, Plínio Valério, fez um discurso rápido ressaltando a figura e o ser humano que é Socorro Guedes. “Quem é do interior como eu, acompanha as pessoas que têm objetivos, metas, admira quem luta e não perde a capacidade de ser humilde”, disse o parlamentar, assegurando que a homenagem não era à desembargadora, mas à pessoa humana que é Socorro Guedes.

A homenageada, por sua vez, além de agradecer a honraria, se disse emocionada, pois sabe o valor do reconhecimento e a responsabilidade, ainda maior, a partir de agora, uma vez que também já receberam a condecoração, autoridades como o governador Omar Aziz e o arcebispo emérito de Manaus, dom Luiz Soares Vieira. “Ao ser comunicada da medalha refleti sobre a motivação e, imediatamente, recordei a minha trajetória de vida. Essa medalha não pertence a mim, mas a todas as mulheres amazonenses da carreira jurídica, que enfrentam desafios e sabem vencer com sabedoria”, disse ela.

Socorro Guedes não se furtou a falar do movimento que ganha às ruas de todo o País. “O Brasil está sendo passado a limpo. “O povo saiu às ruas reivindicando direitos negligenciados pelo Poder Público, mas é preciso combater com estratégia eficaz e não de forma violenta”, disse ela.
A desembargadora se emocionou ao lembrar dos valores morais e éticos, herdados do pai, José Corrêa Filho, já falecido, com quem compartilhou à condecoração. Ressaltou, ainda, a importância da família – mãe, marido e filhos – assim como da religião. “Minha vida está baseada no tripé, Deus, família e trabalho”, reafirmou ela, lembrando que aos 17 anos descobriu e abraçou o Movimento Folcolare, da Igreja Católica, onde tem atuação destacada.

Participaram do evento, o corregedor-geral de Justiça, Iedo Simões, representando o Poder Judiciário do Amazonas (TJAM); o subprocurador para Assuntos Jurídicos e representante do Ministério Público (MPE/AM), José Amilton Saraiva dos Santos; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas, Marco Aurélio Choi; e a deputada Conceição Sampaio, representante da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que integraram a mesa dos trabalhos, além do deputado federal Plínio Valério e o vereador Luiz Alberto Carijó.

Também prestigiaram a homenagem, os vereadores Mário Frota (PSDB), Glória Carrate (PSD), Felipe Souza (PTN), Carlos Alberto (PRB), Mitoso (PSD), Álvaro Campelo (PP), Hiram Nicolau (PSD), Socorro Sampaio (PP), Marcel Alexandre (PMDB), Joazinho Miranda (PTN), Sildomar Abtibol (PRP), Wilker Barreto (PHS), Professor Bibiano (PT) e Everaldo Farias (PV).

(Dircom – CMM) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.