Amazonas – O cadastramento biométrico segue em Manaus em sete postos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) 200 mil eleitores já realizaram o procedimento da biometria, que é obrigatório. Nas próximas eleições de 2016, o voto será por meio da biometria.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Messias Andrade, explicou que em agosto o número de atendentes vai ser ampliado de dois para onze mil para atender aproximadamente um milhão de eleitores que ainda não fizeram o recadastramento. Messias Andrade destacou ainda, que é importante que o eleitor faça o agendamento pela internet e não falte.
Para fazer o procedimento, é preciso agendar no site do Tribunal: www.tre-am.jus.br em um dos postos de atendimento espalhados pela cidade. Como o Centro de Convivência do Idoso, A Agência Amazonense de Desenvolvimento do Amazonas, na Praça 14, No PAC Cidade Leste e PAC Via Norte, além do Clube do Trabalhador, no Sesi e no Tre do Aleixo e Nilton Lins. Do total de eleitores que devem ter as digitais cadastradas, 1.251.668 votam em Manaus.
Solução TRE
O índice de não comparecimento de eleitores agendados para realizar o recadastramento biométrico no Amazonas atinge de 35 a 40% ao mês, de acordo com o levantamento da Justiça Eleitoral do Amazonas, superando 800 faltas por dia.
O índice tende a aumentar se o eleitor conseguir uma data muito posterior ao dia do agendamento, contribuindo para que ele esqueça de comparecer ao posto de atendimento, conforme por ele agendado.
Diante disso, o quantitativo de eleitores que registra e não cancela o agendamento tem como consequência um bloqueio da agenda para outras pessoas e faz com que se diminuam as opções de agendamento nas datas mais próximas.
Mensagens eletrônicas
Para solucionar o problema das faltas, o TRE-AM vai colocar em funcionamento, até o fim do mês de Julho, os serviços de envio de mensagem para celular, o SMS, para lembrar aos eleitores a data em que eles fizeram o agendamento, bem como o horário e documentos que devem ser levados.
O alto número de eleitores faltosos já foi tema de alertas da Presidente do Tribunal Regional eleitoral do Amazonas, desembargadora Socorro Guedes, que já apelou à consciência do eleitorado para que desmarque, quando não puderem comparecer, a fim de que outra pessoa possa ser atendida.
Para cancelar a marcação, caso desista do horário previamente estabelecido, o eleitor deverá acessar a página do TRE-AM (www.tre-am.jus.br), clicar em “Agende sua Biometria”, em seguida clicar em “Acompanhar Agendamento”. Ao informar dados como título de eleitor OU protocolo de atendimento, a opção para cancelamento estará disponível.
Posteriormente, o eleitor poderá fazer novo agendamento para dia e hora que lhe for mais conveniente. Vale lembrar que o recadastramento é gratuito e obrigatório a todos os que têm título de eleitor no Amazonas e quem não se recadastrar terá o título cancelado.
Amazonianarede-TRE