Cachoeira Alta do Tarumã vai ganhar projeto de parque

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto visita, na manhã deste sábado, 4, a partir das 9h, um trecho do Corredor Ecológico da Cachoeira Alta do Tarumã, onde a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), estuda a criação de um parque que incorpore parte da área de aproximadamente 499 mil metros quadrados da Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã.

O projeto do parque engloba a Cachoeira Alta e trechos de terrenos situados no entorno, onde será possível instalar ciclofaixas, pista de caminhada, quiosques, mirantes, entre outros equipamentos públicos. O projeto também incluirá a despoluição do igarapé da Cachoeira Alta, que nasce nas imediações da Torquato Tapajós e deságua no Rio Tarumã, com cerca de 3,5 quilômetros de extensão e uma queda d’água de aproximadamente 16 metros de altura no percurso.

“O local tem um enorme potencial para se tornar um parque urbano por estar numa zona privilegiada, mas é preciso que seja realizado primeiro um estudo aprofundado acerca da situação fundiária da área e um levantamento detalhado dos contribuintes do igarapé para a elaboração de um projeto executivo que permita buscarmos o apoio de agentes financiadores”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, durante visita de vistoria à área, na manhã desta sexta-feira, 3.

Ela esteve no local acompanhada por técnicos das Diretorias Técnico-Operacional, de Áreas Protegidas e Gestão Territorial, da Semmas, além do presidente da Manaus Ambiental, Alexandre Biachini. Na área também há empreendimentos imobiliários, cujas incorporadoras devem ser chamadas também a atuar em parceria no projeto de revitalização do local e criação do parque.

A empresa Manaus Ambiental ficará responsável pelo mapeamento e instalação de redes coletoras de esgoto e Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) que minimizem o impacto do despejo de dejetos no curso d`água.(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.