Brasil testa boa fase contra embalada Turquia pela fase final do Grand Prix

19-08brasvoleiTóquio, JPN – Em prévia de confronto do Mundial, comandadas de Zé Roberto reencontram rivais dois anos após vitória suada nos Jogos de Londres. Partida será na madrugada desta quarta.
Único invicto no Grand Prix de Vôlei, o Brasil começa a fase final do torneio a partir da madrugada desta quarta-feira, às 3h (de Brasília), em Tóquio (JPN), contra um adversário perigoso na visão das atletas e do técnico Zé Roberto Guimarães. Embora ainda não figure entre as potências da modalidade, a Turquia se classificou na terceira colocação geral e surpreendeu favoritos como a Itália e a Rússia.

A equipe comandada pelo italiano Massimo Barbolini avançou à etapa decisiva com 16 pontos, após seis vitórias em nove duelos. E não é de hoje que as turcas vêm assustando. No último encontro com as brasileiras, nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, venderam caro uma derrota no tie-break. Desde então, elas são vistas com mais cuidado.

– Tem um tempo que não as enfrentamos. Vamos estudar o time delas e sabemos que é uma equipe de qualidade, com jogadoras talentosas como a Naz (levantadora) e a Sonsirma (ponteira) – disse a oposto Sheilla.

O time turco ainda tem outros destaques individuais nas estatísticas da competição. A ponteira Oszoy é a segunda maior pontuadora, com 168 pontos. A líder é a coreana Kim, com 242. Já a central Akman lidera os números de bloqueio, com 42 pontos.

A partida será a prévia de um dos confrontos que as comandadas de Zé Roberto terão no Campeonato Mundial, entre 23 de setembro e 2 de outubro, na Itália. A equipe está no Grupo B, que conta com Sérvia, Camarões, Bulgária e Canadá, além da própria Turquia. Cada vez mais presentes entre os times de ponta, as turcas prometem manter o embalo agora.

– É muito importante a classificação. Queremos jogar muito na fase final – disse Sonsirma, destaque da vitória sobre a Itália por 3 sets a 1.

Além de bater as italianas, a equipe turca superou os Estados Unidos (fora da briga pelo título) e a Rússia, vencendo ambos os jogos por 3 a 2. Com 26 pontos na primeira fase, o Brasil é o único invicto. Foram nove triunfos e apenas três sets perdidos.

– No início do torneio, tínhamos um único sonho, que era chegar à fase final. Agradeço às minhas atletas – comemorou Massimo Barbolini.

Brasil sem líderes nas estatísticas

A campanha vitoriosa do Brasil no Grand Prix tem sido caracterizada muito mais pelo conjunto do que pelo talento individual. Nenhuma atleta brasileira aparece na liderança nas estatísticas da competição.

Os principais destaques são as centrais Thaisa e Fabiana, em segundo e terceiro lugar, respectivamente, nos números de bloqueio. Porém, estão abaixo da líder Akman, da Turquia.

A melhor atacante é a russa Kosheleva. No quesito, o nome mais expressivo do Brasil é Fernanda Garay, em 13º. A líbero Camila Brait é dona da segunda melhor recepção e da terceira melhor defesa.

A taliandesa Tomkom lidera no levantamento, com Dani Lins em terceiro. A brasileira é a mais bem ranqueada do país no saque (14º), quesito dominado pela coreana Kim, maior pontuadora.

BRASIL NA FASE FINAL

Brasil x Turquia
Quarta, às 3h (de Brasília)

Brasil x China
Quinta, às 3h (de Brasília)

Brasil x Bélgica*
Sexta, às 3h (de Brasília)

Brasil x Rússia
Sábado, às 3h (de Brasília)

Brasil x Japão
Domingo, às 7h05 (de Brasília)

Quem joga
Brigam pelo título os quatro melhores da 1ª fase, o país-sede e o vencedor da 2ª divisão*

Local
Os jogos acontecerão no Ariake Collesium, em Tóquio (JPN)

Transmissão
O SporTV exibirá ao vivo as partidas do Brasil.

Fonte: Lancenet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.