Brasil poderá ter dois novos partidos, o PROS é um deles

Josildo Oliveira

Josildo Oliveira

Amazonianarede – Assessoria – Redação

Manaus – Parece mesmo que o brasileiro gosta de muitos partidos políticos, embora no meio esteja um monte dos considerados ”nanicos” e que só servem mesmo de escada para os chamados grandes.

Agora, surge um movimento pelo Brasil a fora para a criação de mais dois novos partidos políticos e em Manaus, um grupo liderado por rodoviários já trabalha no recolhimento de assim aturas para a criação de um, o PROS.

Com a proposta de lutar pela unificação dos impostos e sem definir se é de direita ou esquerda, o Partido Republicando da Ordem Social (Pros) é uma das duas legendas mobilizadas para coletar assinaturas de eleitores no Amazonas e nos demais estados brasileiros, visando a criação de dois novos partidos.

A comissão do Pros amazonense já conseguiu ultrapassar a cota mínima com mais de 4 mil assinaturas favoráveis e agora busca novas participações para auxiliar o movimento nacional.

PROTOCOLADO

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus, Josildo de Oliveira, responsável pela criação da legenda no Amazonas juntamente com o ex-vereador Darlison Silva (DEM), após recolher mais de 4 mil assinaturas, o processo de criação do Pros no Amazonas foi protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“O PROS já está pronto no Amazonas, estamos mobilizados para coletar assinaturas complementares que serão apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Recolhi as assinaturas necessárias no estado há dois anos”, informou Josildo.

Segundo o representante, a comissão articula o recolhimento de mais assinaturas para conseguir a meta nacional de 80 mil, alcançando o volume mínimo de cerca de 480 mil assinaturas necessárias para a nova legenda ser criada. A legislação que regulamenta o funcionamento dos partidos (Lei 9096/1995) estabelece o registro do estatuto na Justiça Eleitoral mediante comprovação de apoio do número de eleitores correspondentes a 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados.

“Já conseguimos 400 mil assinaturas em todo Brasil, estamos buscando coletar as 80 mil que faltam. Esse trabalho ocorre em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Goiás”, explicou Josildo de Oliveira.

GUERRA AOS TRIBUTOS E IMPOSTOS

Uma das principais bandeiras do Pros é a redução de tributos com a proposta de criação do Imposto Único Federal (IUF). O representante da provável legenda afirmou que o partido não será omisso.

“O brasileiro paga muitos impostos e ninguém fala nada sobre isso. O povo está pagando muito caro. A redução dos impostos é a principal bandeira e o Pros vai lutar para que essa medida ocorra. Mas isso não quer dizer que o partido vai se desviar dos pontos principais como saúde e educação, que é precária por falta de investimentos nos professores e estrutura das escolas”, enfatizou Josildo.

HOJE É CENTRO, AMANHÃ …

Nessa fase inicial de criação do partido, o PROS terá um direcionamento ideológico partidário de centro. “Hoje o partido está na posição de centro, podendo fechar com os de esquerda ou direita conforme contexto político de cada estado. Se o Pros, nos estados, entender que há um governo bom para sociedade, o partido estará junto. Caso contrário se posicionará opositor”, ressaltou.

No Amazonas e no cenário nacional, o Pros estima um número expressivo de filiações de políticos que exercem mandatos e estão insatisfeitos com atuais partidos. “Por questões partidárias e para não prejudicar as pessoas, que podem sofrer represálias nos atuais partidos, não posso adiantar os possíveis primeiros filiados do Pros. Mas o partido vai ser criado com alguns vereadores e, no mínimo, um deputado no Amazonas”, destacou o representante.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.