Brasil consegue redução da taxa de juros e compra 36 caças da Suécia

Brasil fecha compra de caças suecos, modelo Gripen
Brasil fecha compra de caças suecos, modelo Gripen
Brasil fecha compra de caças suecos, modelo Gripen

Brasilia – Brasil e Suécia vão finalizar nos próximos dias o contrato para a compra de 36 aviões de caça Gripen NG, da empresa sueca Saab. O fechamento do acordo foi anunciado hoje (29), após três dias de negociações, durante as quais o governo brasileiro insistiu na redução da taxa de juros do contrato.

A taxa ficou em 2,19%, número que, segundo o ministro da Defesa, Jaques Wagner, foi boa para ambos os países. Em entrevista concedida durante viagem na cidade de Ladário (MS), o ministro utilizou como argumento do pedido brasileiro a queda da taxa de juros na Europa: “O governo não poderia assinar em 2015 um contrato com a taxa de 2014”, disse o ministro, referindo-se à queda das taxas de juros na Europa”.

De acordo com o ministro, no prazo de dez a 12 dias haverá a confirmação do contrato e cerca de 200 brasileiros irão à Suécia para treinamento, já que o projeto envolve a transferência de tecnologia para indústrias do Brasil.

Segundo o ministério da Defesa, com o fim das negociações o contrato seguirá os trâmites legais para aprovação final no Senado Federal. O primeiro avião deve ser entregue pela Saab em 2019 e o último em 2024.

O governo brasileiro optou pela compra de 36 caças suecos Saab Gripen NG no final de 2013.

Amazonianarede-EBC

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.