Brasif nega participação de FHC em contratação da jornalista Miriam Dutra

OO ex- pridentee FHC e a Abrasif, negam denúncias

OO ex- pridentee FHC e a Abrasif, negam denúncias
OO ex- pridentee FHC e a Abrasif, negam denúncias

São Paulo -A empresa Brasif, citada pela jornalista Miriam Dutra em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, divulgou nota nesta sexta-feira (19), na qual afirma que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso “não teve qualquer participação” na contratação dela, “tampouco fez qualquer depósito na Eurotrade ou em outra empresa da Brasif”.

A jornalista afirmou que a empresa Brasif Exportação e Importação, concessionária à época das lojas duty free nos aeroportos brasileiros, ajudou o ex-presidente a enviar dinheiro para ela no exterior entre 2002 e 2006. Miram e Fernando Henrique tiveram um relacionamento extraconjugal entre 1985 e 1991.

Contrato fictício

A transferência de  dinheiro , segundo ela, foi feita por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho.  Segundo tal contrato, que a “Folha” publica, a jornalista teria de fazer análise de mercado em lojas convencionais e de duty free. Miriam admite ao jornal, porém, que jamais pisou em uma loja para trabalhar. Mesmo assim, recebia a quantia de US$ 3 mil mensais. O ex-presidente FHC negou que tenha utilizado a empresa Brasif S/A Exportação e Importação para enviar ao exterior recursos para a jornalista.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (19),  o ex-presidente afirma que “nunca utilizou qualquer empresa, exceto bancos, para a remessa de recursos a pessoas no exterior. Todas  as remessas internacionais que realizou obedeceram estritamente a lei, foram feitas a partir de contas bancárias declaradas e com recursos próprios resultantes de seu trabalho. Não tem fundamento, portanto, qualquer ilação de ilegalidade”. A nota diz que Fernando Henrique Cardoso “lamenta o uso político de uma questão pessoal”.

A denunciante, jornalista Mariam Dutra
A denunciante, jornalista Mariam Dutra

No comunicado da Brasif, a empresa afirma que contratou Miriam em dezembro de 2002, por indicação do cunhado dela, mas que o ex-presidente não teve participação na contratação, tampouco fez qualquer depósito.

Comunicado Brasif

A Eurotrade Ltd., plataforma logística internacional das operações da Brasif Duty Free Shop Ltda., contratou, em dezembro de 2002, a jornalista Miriam Dutra para realizar pesquisas sobre os preços em lojas e free shops na Europa;

  1. O jornalista Fernando Lemos, cunhado da jornalista Miriam Dutra, indicou-a para tal contratação;
  2. O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso não teve qualquer participação nessa contratação, tampouco fez qualquer depósito na Eurotrade ou em outra empresa da Brasif.
  3. A Eurotrade Ltd. e a Brasif Duty Free Shop Ltda. foram vendidas em 2006.

Amazonianarede-istema Globo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.