
Manaus – A maior usina termelétrica movida a gás da Região Norte do Brasil, a Mauá 3, irá abastecer 60% de Manaus e alguns municípios da Região Metropolitana, e seu funcionamento será iniciado em outubro de 2016. O anúncio foi feito pelo Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), que esteve com sua comitiva de Brasília visitando as obras da usina na capital amazonense.
A obra havia começado em 2012 e foi paralisada em 2013, ficando assim por 22 meses devido a uma medida judicial. A retomada das obras ocorreu em 16 de outubro deste ano. A medida judicial que retomou as obras foi um acordo entre a construtora Andrade Gutierrez, a concessionária nacional Eletrobrás e a regional Eletronorte.

A Justiça entendeu queo desentendimento que existia entre a construtora e a Eletrobrás deveria ser resolvida diretamente entre as partes, sem comprometer as obras. Diante disse, após a homologação do entendimento entre as partes, foi determinada a continuação da obra.
Mauá 3 terá em sua operação 100% de gás natural e 2 milhões de metros cúbicos de capacidade. O abastecimento está previsto para iniciar em outubro do próximo ano, afirma o ministro Braga. Inicialmente serão as duas primeiras a abastecer a capital. Em março de 2017, a última unidade entrará em funcionamento através do vapor superaquecido, alcançando a potencialidade para abastecer Manaus e regiões metropolitanas, destaca o gestor do contrato pela Eletrobrás, Milton Moulin.
Amaazonianarede-Acrtiica.com