Braga vai ajudar o INPA a conseguir recursos para contratar novos pesquisadores

Manaus – A direção do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), está trabalhando para conseguir meios para contratar novos pesquisadores para a instituição e um contato já foi feito com o senador amazonense Eduardo Braga (PMDB), líder do Governo no Congresso Nacional, que destacou a importância da instituição no processo de desenvolvimento da Amazônia.

Durante uma visita feita ao INPA, o senador amazonense se comprometeu em ajudar o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na busca por autorização de novas vagas para fixação de recursos humanos, principalmente para pesquisadores.

“Sou daqueles que acha que o futuro da Amazônia passa pela ciência, tecnologia e inovação. Sem isso nós não vamos ser competitivos. Portanto, nós temos desafios agora na área de pessoal: repor os pesquisadores que estão se aposentado; preencher as vagas em função da nova demanda de tecnologia que os novos laboratórios da instituição estão trazendo para a nossa realidade. O Amazonas tem um instituto importante de ciência e tecnologia, que é o Inpa, e nós precisamos apoiá-lo”, afirmou o senador.

Braga e o diretor do Inpa irão à Brasília, ainda este mês, para apresentar ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, a atual estrutura pessoal do Inpa mostrando um plano para dar continuidade das pesquisas desenvolvidas dentro do Instituto.

De acordo com Val, a reunião com o ministro Marco Raupp e com o senador tem como objetivo buscar caminhos que possibilitem a abertura de contratos para poder trazer novos pesquisadores para o Inpa.

Ainda segundo o diretor, o Inpa hoje acomodaria cerca de 500 pesquisadores, mais do que dobrando o quadro atual de pesquisadores do Instituto que é de aproximadamente 200. O último concurso realizado pelo Instituto em 2012 e ainda em andamento teve 11 vagas destinadas para pesquisadores.

“Nos últimos anos o Inpa cresceu de forma significativa em termos da infraestrutura e das suas atividades. O volume de demanda em informações que gerem inclusão social e produzam mais renda na nossa região tem sido bastante evidente. O que está acontecendo nesse momento é que nós precisamos de mais pessoal qualificado em nosso quadro para que possamos dar continuidade a toda essa demanda”, avaliou o diretor.

O diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (SIndsep/AM), Jorge Lobato, afirmou que o resultado da reunião foi satisfatório. “Estamos fazendo uma campanha nacional em defesa do Inpa. A vista é simbólica, pois o Braga é líder do governo. Ele se comprometeu a ajudar”, disse.(Ascom-INPA) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.