Botafogo confirma volta á elite e agora quer o título da Serie B

jogadores do " Fogão" comemoram a volta a Serie A, mas querem ganhar a Serie B
jogadores do " Fogão" comemoram a volta a Serie A, mas querem ganhar a Serie B
jogadores do ” Fogão” comemoram a volta a Serie A, mas querem ganhar a Serie B

Rio Verde, MT – O Botafogo está de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, 346 dias depois de ser rebaixado, o time carioca venceu o Luverdense por 1 a 0, no Passo das Emas, pela 35ª rodada da Série B, para confirmar o acesso. O centroavante Ronaldo, ainda na primeira etapa, foi o autor do único gol da partida.

Com o triunfo, o time comandado por Ricardo Gomes chegou a 68 pontos e abriu 11 de vantagem sobre o Sampaio Corrêa, quinto mais bem posicionado – só restam três rodadas para o término da competição, ou nove pontos por disputar. A equipe do Mato Grosso, por outro lado, estaciona na 10ª colocação na tabela, com 51 pontos.

Lance a lance

A equipe alvinegra, assim, não deixou passar a segunda chance para garantir antecipadamente a volta para a primeira divisão. No último fim de semana, o time acabou perdendo para o Criciúma por 1 a 0, fora de casa, e viu o acesso ser adiado.

O clube, agora, busca confirmar o título da segunda divisão. Para tanto, precisa vencer os dois próximos jogos para levantar a taça sem depender de nenhum outro resultado – o América-MG, segundo colocado, tem 63 pontos, enquanto o Vitória, o terceiro, tem 60.

Primeiro tempo

Os principais lances da primeira etapa – com exceção de um chute de Alípio bem defendido por Helton Leite logo aos cinco minutos – aconteceram após uma parada técnica por conta do calor em Lucas do Rio Verde. Aos 42 minutos, Daniel Carvalho recebeu na direita e cruzou rasteiro. O zagueiro Luiz Otávio não alcançou, e Ronaldo chegou antes do goleiro Edson para empurrar para o fundo do gol.

Foi o primeiro gol do centroavante com a camisa alvinegra. Ele chegou em setembro, emprestado pelo Yokohama, do Japão, após marcar seis vezes pelo Ituano na Copa do Brasil.

Em desvantagem, o Luverdense teve duas boas chances para empatar antes do fim da primeira etapa. E ambas foram criadas pelo lateral-direito Raul Prata. Primeiro, ele cruzou e Alípio, de bicicleta, acertar o travessão.

Depois, fez cruzamento perfeito para Tozim cabecear – a bola raspou a trave esquerda de Helton Leite, que substituiu Jefferson, que está com a seleção brasileira.

Segundo tempo

O Botafogo até teve uma boa chance para ampliar no começo da segunda etapa, mas o goleiro Edson defendeu o chute de Carleto. Depois, o Luverdense tomou conta da posse de bola da partida, chegando a beirar 60%.

O time do Mato Grosso, porém, não conseguiu transformar a superioridade no tempo com a bola no pé em gols. Mas teve chances. Primeiro, aos 30 minutos, quando Da Matta chutou de fora da área e a bola passou perto do ângulo direito defendido pelo goleiro Helton Leite. Aos 39 minutos, o goleiro alvinegro entrou em ação novamente ao defender chute de Muralha em cobrança de falta. No fim, Neílton ainda perdeu um pênalti.

Agenda

O Luverdense volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Paysandu, às 21h, no Mangueirão (horário de Brasília). Garantido na Série A, o Botafogo recebe o Santa Cruz às 17h (de Brasília) no sábado, no Engenhão. Ficha técnica: Luverdense 0 x 1 Botafogo

Local: Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT) Data: 10 de novembro de 2015, terça-feira Horário: 21h30 (de Brasília) Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP) Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Anderson José de Moraes Coelho (ambos de SP) Cartões amarelos: Tozin, Luiz Otávio, Edson e Adriano da Matta (Luverdense); Rodrigo Lindoso e Renan Fonseca (Botafogo) GoL: BOTAFOGO: Ronaldo, aos 42min do primeiro tempo

Luverdense: Edson; Raul Prata, Luiz Otávio, Everton e Paulinho; Muralha, Osman (Calyson), Alípio e Adriano da Matta (Assuério); Tozin e Lucas Fernandes. Técnico: Júnior Rocha

Botafogo: Helton Leite; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto (Diego Giaretta); Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho (Fernandes) e Daniel Carvalho (Diego Jardel); Ronaldo e Neilton.

Técnico: Ricardo Gomes

Amazonianarede-ESPN

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.