Boa Vista: MDA doa motoniveladoras a municípios

(Reportagem: Yasmin Guedes)

Os 14 municípios do interior de Roraima vão receber motoniveladoras do Governo Federal para serem utilizadas na recuperação de estradas para auxiliar na escoação de produtos, melhorar a trafegabilidade e obras sociais que beneficiam agricultores familiares.

A entrega para onze prefeituras será nesta sexta-feira, 25, às 9h, em solenidade a ser realizada na avenida Forte São Joaquim, no bairro São Francisco.

O reforço de maquinário é uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II), por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O ministro Pepe Vargas será representado na solenidade pela secretária Extraordinária de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Shirley Abreu do Nascimento.

Conforme a delegada do MDA em Roraima, Célia Regina Maciel de Souza, cada prefeitura receberá uma motoniveladora 120K. Ela explicou que nesta sexta-feira receberão os equipamentos os municípios de Amajarí, Alto Alegre, Pacaraima, Uiramutã, Cantá, Mucajaí, Caroebe, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caracaraí. Somente Bonfim, Caroebe e Normandia terão o equipamento entregue posteriormente, de acordo com a liberação da fábrica.

As máquinas são novas e cada uma custou aos cofres públicos da União R$ 370 mil. O uso, a manutenção e o abastecimento deverão ser feitos em conjunto entre os gestores municipais e os agricultores, através de seus sindicados e associações. “Todos devem planejar as prioridades para começar a trabalhar”, disse, ao alertar que os prefeitos têm que se conscientizar que as máquinas são para o agricultor familiar.

Ela informou ainda que até o final deste ano serão entregues os caminhões caçamba para completar a patrulha mecanizada. “Em setembro de 2012 começamos a entrega com as retroescavadeiras. No final deste ano pretendemos encerrar com a entrega das caçambas”, observou.

LIVROS – Nesta sexta-feira, o MDA também fará a entrega de dez bibliotecas do Programa Arca das Letras. Serão atendidos os municípios de Pacaraima, nas comunidades indígenas Enseada, Ingarumã e Sabiá; Rorainópolis, sendo uma biblioteca para a sede e outra para o Projeto de Assentamento Sucurijú; Normandia, uma para a sede e outra para a Associação dos Pescadores do Bonfim. No Cantá, as Arcas serão doadas para os assentamentos Tatajuba e Caxias.

As bibliotecas contêm um acervo com 200 livros, em média, com obras de literatura infanto-juvenil.

Conforme Célia Souza, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), também receberá um veículo tipo van para auxiliar nos deslocamentos das ações no interior de Roraima.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.