Boa Vista: Apagão volta a atormentar 9 municípios

(Reportagem: Yana Lima)

Durante quase meia hora, os moradores dos nove municípios roraimenses abastecidos pela energia elétrica proveniente da Venezuela ficaram sem o serviço na noite de quarta-feira, 04.

Esse é o sexto apagão registrado neste ano e, de acordo com a Eletrobrás Distribuição Roraima, houve um reflexo de problemas elétricos no país vizinho.

Roraima recebe energia elétrica por meio de uma linha de transmissão que liga Boa Vista ao complexo de Guri/Macágua, na Venezuela. Da Capital, a energia é distribuída para os municípios de Caracaraí, Alto Alegre, Cantá, Rorainópolis, Iracema, Mucajaí, Bonfim, São Luis do Anauá e Pacaraima.

No entanto, o governo brasileiro tem poucas informações sobre o que realmente prejudicou o abastecimento a Roraima.

A Eletrobras Distribuição Roraima informou que vem constantemente solicitando ações da Eletronorte, responsável pelo sistema de transmissão Brasil/ Venezuela, no sentido de obter informações sobre os desligamentos, bem como sobre as condições do sistema elétrico venezuelano. “No entanto, há uma grande dificuldade de se obter informações da Venezuela”, disse a empresa, em nota. A Folha não conseguiu contato com representante da Eletronorte para comentar o assunto.

Pelo histórico de apagões, é possível observar que até o mês de novembro é considerado um período crítico, principalmente por problemas de estiagem no país vizinho. A solução definitiva só deve ocorrer quando Roraima for interligado ao sistema nacional por meio do Amazonas. A previsão é que a mudança ocorra somente em janeiro de 2015.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.