Blogueira cubana irá à Câmara nesta quarta-feira

blogueira cubana Yoani Sánchez

blogueira cubana Yoani Sánchez

Amazonianarede – JB

Brasília – A blogueira cubana Yoani Sánchez irá à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20). A informação é do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), autor do convite à blogueira. Segundo ele, Yoani irá acompanhada do cineasta brasileiro Dado Galvão, autor do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, que tem a participação de Yoani. O documentário, que trata das restrições à liberdade de expressão em diferentes países, será exibido no Plenário 1, a partir das 12 horas.

“Depois do documentário, será oferecida a palavra para essa mulher que tem se destacado tanto na defesa das liberdades no mundo”, disse o deputado. Segundo ele, a blogueira também será recebida pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Yoani Sánchez ganhou notoriedade com o blog “Generación Y”, que critica o regime cubano. Ela chegou ao país na madrugada de segunda-feira (18) e, desde então, tem sido vítima de protestos de defensores do regime castrista. A atuação dos manifestantes impediu a transmissão do documentário em Feira de Santana, na Bahia, e obrigou a blogueira a cancelar eventos.

Proteção da Polícia Federal

Parlamentares de oposição já manifestaram apoio à blogueira. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou um requerimento para que a Polícia Federal assuma a proteção da blogueira cubana durante sua estada no país, e investigue a atuação de um funcionário da Secretaria-Geral da Presidência da República num suposto plano de espionagem e perseguição política à blogueira articulado pelo governo cubano.

O requerimento não foi votado na sessão de ontem, porque o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, pediu aos deputados que trabalhassem em um texto consensual. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.