Biblioteca Central da UFAM entra literalmente na era digital

Amazonianarede – Ufam

Manaus – O acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) entrou, efetivamente, na era digital. Foram adquiridos cerca de 3.500 e-books (livros eletrônicos), cujo acesso pode ser feito a partir de qualquer computador nas dependências da Ufam.

De acordo com a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade, Siméia Ale, a medida é um ganho no que se refere ao espaço físico das bibliotecas da instituição e representa um reforço no quantitativo já disponibilizado materialmente.

“Uma característica importante dos e-books adquiridos pela Instituição é que podemos atualizar o acervo constantemente. O conteúdo é permanente, pode ser acessado de qualquer lugar dentro da instituição, sem a necessidade de registro do aluno. Além disso, é possível baixar os arquivos integral ou parcialmente”, explicou.

A comunidade universitária pode visualizar conteúdos das áreas de Arquitetura, Artes e Design, Ciências do Comportamento, Ciências Biomédicas e Biologia, Economia e Negócios, Química e Ciência dos Materiais, Ciências da Computação e Ciências Ambientais e da Terra, acessando o endereço eletrônico http://ufam.dotlib.com.br.

Há ainda títulos nas áreas de Engenharia, Humanidades, Ciências Sociais e Direito, Matemática e Estatística, Medicina, Física e Astronomia e Computação Profissional e Web Design.

A previsão é de que já nos próximos meses, outros títulos sejam adquiridos por meio de assinaturas junto às empresas que atuam no ramo da edição de conteúdo eletrônico.

A diretora salientou que há uma certa dificuldade em encontrar editoras voltadas à elaboração de e-books em português, mas o mercado está se ampliando e, consequentemente, a oferta será maior nos próximos anos.

“A aquisição dos e-books partiu da necessidade em disponibilizarmos novas modalidades de consulta para a comunidade universitária. Nossa ideia é promover o sistema e torná-lo tão efetivo quanto a estrutura física”, frisou a diretora.

Para o aluno Diógenes de Souza Silva, do 2º período de Design, a iniciativa de implementar os e-books é interessante. “O material na área que estudo se mostrou bastante extenso e com foco para a web. Gostei”, declarou o estudante.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.