Belém, PA – A apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2014 será realizada hoje (9), após a missa das 18h, na Basílica Basílica Santuário.
O manto que cobrirá a Imagem peregrina durante todas as procissões da festa Nazarena é um dos símbolos mais expressivos da festa de Nossa Senhora de Nazaré.
Todos os anos, o manto confeccionado é usado pela imagem desde o Traslado para Ananindeua (primeira procissão da Festividade), no dia 12 de outubro, até a última procissão – o Recírio, que este ano será no dia 26. A cerimônia, aberta ao público, sempre atrai dezenas de devotos marianos que aguardam este momento com muita expectativa.
O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que presidirá a missa, os membros da Diretoria da Festa de Nazaré, os patrocinadores oficiais e apoiadores da Festa também estarão presentes.
Tradição
Todos os anos, o casal diretor convida um estilista para confeccionar o manto que é doação anônima de devotos, e apresentam a sugestão ao Arcebispo Metropolitano, responsável pela aprovação da ideia. “A produção do manto uniu três belos testemunhos de fé e devoção:o nosso, o do doador anônimo e a da estilista. É sempre uma honra colaborar, contribuir com a Festividade de Nossa Senhora.
Reflexões sobre o tema e detalhes sobre os ícones e da história do Círio foram inspirações para a confecção do manto deste ano”, declara Amélia Xerfam, integrante da Diretoria do Círio 2014. A estilista Stela Rocha, 75 anos, foi convidada pelo casal coordenador no início do ano e afirma que se sentiu surpresa e lisonjeada com o convite. Ela conta que desenhou e confeccionou o manto com grande carinho e dedicação para um dos trabalhos que ela considera mais importantes de sua vida.
“Para mim, foi mais que uma honra confeccionar o manto de Nossa Senhora, a quem sou tão devota, foi a realização de um grande sonho. Quando o casal coordenador me convidou, fiquei preocupada com a responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, muito feliz. Trabalhamos o tempo todo em harmonia e me senti muito abençoada e inspirada por Nossa Senhora”, explica a costureira, que levou aproximadamente 5 meses para concluir o trabalho.
Fonte: DOL