Belém, PA – No próximo final de semana serão realizadas mais três procissões que compõem a Festa de Nazaré. Duas delas, a Cicloromaria e a Romaria da Juventude, ocorrerão no sábado, 18.
No domingo, 19, será a vez dos pequeninos expressarem a fé na padroeira dos paraenses durante o Círio das Crianças, que reúne cerca de 350 mil pessoas, sendo considerada a quarta maior em número de participantes.
Estas três caminhadas representam respectivamente a sétima, a oitava e a nona romaria oficial da quadra Nazarena. Estas também são consideradas romarias recentes. A da Juventude, por exemplo, foi criada em 2001 e conta com a participação de grupos de jovens que vem até de municípios do interior.
Para o seminarista e coordenador do Movimento Jovem, Iego Rocha, a figura do Papa Francisco exerce um papel importante para atrair a juventude para a igreja e também para o Círio. “A Igreja Católica tem notado, desde que o Papa Francisco assumiu o comando, um crescimento muito grande da participação de jovens. Durante a Jornada Mundial da Juventude, o Papa deu essa abertura. O próprio Dom Alberto percebeu que a participação de jovens também aumentou”, ressaltou.
“Então hoje, com a Romaria da Juventude, a diretoria da Arquidiocese dá espaço para que os jovens tenham momentos mais próximos com Nossa Senhora, mesmo aqueles que não tiveram oportunidade durante o Círio”, explicou.
Coordenador de um grupo de jovens na Paróquia de Santa Rita de Cássia, Thiago Maués está ansioso para participar da romaria, junto de outros jovens. “É uma procissão que atrai grupos de diversas cidades e a gente percebe que é uma juventude cada vez mais engajada na evangelização”, destacou.
JUVENTUDE
A Romaria da Juventude será realizada no sábado, 18, à tarde, com saída da Paróquia de São Francisco Xavier. Antes dela ocorrerá a Cicloromaria, que também agrega um público relativamente jovem, entre eles, o ciclista Petrick Santana, 18, que vai participar pela primeira vez da procissão junto com um grupo de amigos, como forma de pagar uma promessa feita à Nossa Senhora.
“Vou acompanhar um grupo da comunidade católica da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Fiz uma promessa e quero agradecer. O importante é ir pela fé e as graças que a Nossa Senhora proporciona valem a pena porque somos todos filhos dela”, comentou o jovem.
“Já participei de outras romarias e do Círio, mas da Cicloromaria será a primeira vez. Estou bem esperançoso e com uma expectativa positiva. Espero que atraia muitos participantes e que as pessoas mostrem o amor por Nossa Senhora e sua fé”, acredita Petrick.
Enquanto isso, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré continua sendo visitada por milhares de fiéis que vão até a Praça Santuário fazer as suas orações e ficar mais próximos “Rainha da Amazônia”.
Fonte: Diário do Pará