
Manaus – Autor de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que acabou com o longo recesso de 90 para 45 dias da Assembleia Legislativa, em 2005, e de outro projeto que extingue o recesso de julho e permanece em polêmica no Parlamento Estadual, o deputado Belarmino Lins (PMDB) declarou, na manhã desta quinta-feira (14), ser a favor de que as sessões plenárias se realizem de segunda a sexta-feira de cada semana, com os dias de sábado e domingo sendo reservados à campanha eleitoral.
“Entendo que sábado e domingo bastam para que cada deputado faça a sua campanha em busca de votos e entendo também que as atividades plenárias ocorram semanalmente de segunda a sexta-feira, não há motivo para sermos diferentes”, explica Belão.
O objetivo, de acordo com ele, é dar mais transparência e dinamismo às ações do Parlamento. “Digo que devemos nos equiparar aos servidores comuns das repartições públicas do Estado e do Município e do Poder Judiciário, do Ministério Público, do TCE-AM, e por aí afora, não somos melhores que ninguém”, destaca.
Líder do PMDB na ALEAM, o deputado Marcos Rotta afirma concordar com a proposta de Belão e se diz disposto a debatê-la. “Vejo a proposta como positiva e acho que devemos debatê-la e analisá-la com bastante seriedade e respeito”, considera.
Eduardo Campos
A trágica morte do ex-candidato a Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), na manhã de quarta-feira (13), em desastre aéreo na cidade paulista de Santos, foi comentada por Belarmino Lins ontem, na ALEAM. Em aparte a pronunciamento do líder socialista, deputado Marcelo Ramos (PSB), ele destacou a figura de Campos.
“Era um estadista, um homem público de qualidades indiscutíveis, todos nós sentimos muito a sua perda, pelo que ele significava, foi um grande brasileiro, um grande governador que há de permanecer para sempre no coração e na memória de cada cidadão brasileiro”, frisou Belão.
Texto da Assessoria de Imprensa do Deputado