“Belão” assume a UPM e promete “guerra” a biopirataria

Manaus – Demonstrando indignação com os abusos da biopirataria, que movimenta bilhões de dólares no mundo e representa um verdadeiro crime contra o patrimônio genético da Amazônia, o deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), ao tomar posse nesta quinta-feira (27), no cargo de presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), prometeu engajar a entidade no processo de combate à biopirataria no continente.

Em solenidade ocorrida no auditório Beth Azize, da Assembleia Legislativa do Amazonas, Belarmino substituiu o deputado Miki Breier, do PSB do Rio Grande do Sul, e depois de assistir palestra proferida pelo juiz de Direito Adalberto Carim, da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias, sobre o tema “Biopirataria: Uma Ameaça às Nossas Reservas”, decidiu providenciar a elaboração de um documento que será encaminhado a todas as Assembleias Legislativas ligadas à UPM.

A intenção, segundo Belarmino, é atrair os parlamentos estaduais dos países vizinhos para uma luta comum contra o roubo dos recursos genéticos amazônicos, conforme enfatizou Carim a uma plateia de parlamentares brasileiros, equatorianos, venezuelanos e argentinos na ALEAM. Em sua palestra, Carim denunciou uma empresa norte-americana que negocia material genético pirateado da Amazônia brasileira em seu site na internet de forma atentatória à soberania da região.

De acordo com Adalberto Carim, há mais de uma década o governo brasileiro luta em cortes internacionais contra a pirataria de material genético. “Então, nós precisamos repatriar esse material, que é nosso e que foi levado daqui de maneira absolutamente ilegal”, afirmou Belarmino, elogiando a palestra de Carim e dizendo-se seguro de que o assunto, de natureza jurídico-política, está mais do afeto à UPM. “Terei um ano de mandato, mas vou usá-lo com eficiência movimentando os sessenta parlamentares pertencentes ao bloco brasileiro da UPM nesta luta que é todo o nosso continente”, destacou.

(Amazonianarede – Assessoria) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.