Bayern e Barcelona iniciam duelo para chegar a Wembley

Munique, ALE – Bayern de Munique e Barcelona iniciam nesta terça-feira, a partir das 15h45 (de Brasília), a disputa por uma das vagas na final da Liga dos Campeões, marcada para 25 de maio, no Estádio de Wembley, em Londres.

O duelo entre o campeão alemão e o provável campeão espanhol é marcado por uma coincidência: será o encontro do futuro time de Pep Guardiola contra a equipe que ele comandou por quatro anos e levou duas vezes ao topo da Europa e do mundo, em 2009 e 2011. Ele não deve estar em Munique, já que seu trabalho no Bayern só começa em julho, e provavelmente verá o jogo pela TV – mas seu nome foi muito comentado nos últimos dias na cidade, por causa de uma discussão sobre a possibilidade de ele colaborar desde já com o futuro clube.

Para muitos, Guardiola poderia iniciar seu trabalho desde já, entregando ao técnico Jupp Heynkes os e caminhos para bater seu ex-clube. Quem não gostou de ouvir esse rumor foi o atual treinador. “Ligar para o Pep? Nunca pedi conselho a outro treinador antes de enfrentar uma equipe. Peço que respeitem meu trabalho”, disse o indignado treinador numa entrevista coletiva. Ele recebeu o apoio de vários dirigentes do clube – mas não do presidente de honra, Franz Beckenbauer. “Ele conhece perfeitamente os jogadores do Barça, coisas que não vemos no vídeo, pequenos detalhes, e isso pode fazer a diferença para nós”, discursou o Kaiser.

Não se sabe o resultado do “dilema”. Em campo, porém, estarão duas equipes conhecidas pelo jogo aberto, dinâmico, e que prioriza, acima de tudo, a posse de bola e a busca pelos gols. Os dois times são as bases das duas seleções que mais vêm encantando a Europa nos últimos anos, Alemanha e Espanha – com a diferença que os títulos têm ficado com os espanhóis, assim como as vitórias nos confrontos diretos – 1 a 0 na semifinal da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e triunfo do Barça sobre o Bayern na Liga dos Campeões de 2009, com um empate por 1 a 1 na Alemanha e uma vitória por 4 a 0 na Catalunha.

“É um duelo entre as duas equipes que são, indiscutivelmente, as melhores da Europa. Com certeza podemos esperar algo especial, mas sabemos que será um trabalho muito difícil porque o time deles não só mudou o jeito de os europeus jogarem bola como dominou o futebol do continente”, avaliou o lateral Lahm, presente em todos os confrontos citados acima. Do lado do Barça, o meia Xavi deixa claro que o time vai tentar apresentar seu jogo de sempre. “Controlar a posse de bola será a chave para a vitória. Não ter a bola é o pior que pode acontecer. Sabemos que eles estão em grande forma, mas vamos tentar impor nosso estilo de jogo. Quem conseguir fazer isso, jogar com personalidade, vai ganhar. É um time incrível, mas o Barça é o Barça e estamos no topo por um longo tempo, não só na Espanha, como na Europa”, discursou.

(Com agências France Presse e Gazeta Press) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.