No próximo dia 18, Manaus deverá perder três agências do Banco do Brasil localizadas nos bairros Praça 14 de Janeiro, na Zona Centro-Sul, São José, na Zona Leste e a unidade do Manaus Plaza Shopping localizada na avenida Djalma Batista.
A mudança de agência é automática e os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.
As contas das agências extintas serão migradas com o mesmo número para outras agências, denominadas agências “madrinhas”, caso não haja numeração de conta idêntica na agência de destino. Se houver, será gerado novo número de conta, o qual será informado pelo banco assim que o processo for concluído.
O presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas Bancárias do Amazonas (Seeb-AM), Nindberg Barbosa informou que o sindicato não tem reivindicações com relação às alterações porque não haverá prejuízos aos funcionários.
Entretanto, no início do anúncio se mostraram contrários às mudanças a partir do momento que irão levar prejuízo social às pessoas que precisam das agências próximo. “Os colegas não terão perda de função porque serão realocados, mas a princípio fomos contra os fechamentos porque a localidade perde uma representação federal nos bairros distantes de Manaus”, comentou.
Localidade
O autônomo Lúcio Flávio Pereira, 45, é morador do bairro Praça 14 e disse que não irá sentir tanto a falta da agência do Banco do Brasil no bairro. “A minha agência fica na rua Costa e Silva, então não utilizo muito aqui no bairro. E toda minha movimentação bancária faço pela internet, não sou beneficiário de nenhum programa social do governo e só vou à minha agência quando tenho problemas com senha ou cartão”, frisou.
Redimensionamento
Por meio de nota, o Banco do Brasil esclareceu que busca rever sua rede de pontos de atendimento para eficiência operacional e adequar os canais às demandas de seus clientes. “O redimensionamento busca ampliar o investimento no atendimento digital, retomar índices de rentabilidade compatíveis com os do mercado e garantir a sustentabilidade dos negócios”, diz o texto.
O redimensionamento analisou a proximidade de agências, o sombreamento entre dependências e pontos de atendimento e o comportamento dos clientes em cada praça.
A estatal ressaltou que nenhum município onde o banco esteja presente ficará desassistido. “Todas as cidades que possuem uma agência física permanecerão com um ponto de atendimento do Banco do Brasil”.
Amazonianarede-Emtempo